https://noticiabrasil.net.brhttps://t.me/SputnikBrasil/89766
FENAJ condena ataque de Israel a sede de emissora de TV no Irã (VÍDEOS)
FENAJ condena ataque de Israel a sede de emissora de TV no Irã (VÍDEOS)
Sputnik Brasil
A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) repudiou o ataque militar promovido por Israel na segunda-feira (16), que atingiu os estúdios da TV estatal... 17.06.2025, Sputnik Brasil
2025-06-17T15:02-0300
2025-06-17T15:02-0300
2025-06-17T17:13-0300
panorama internacional
mundo
israel
irã
teerã
irib
onu
federação nacional dos jornalistas (fenaj)
oriente médio e áfrica
https://cdn.noticiabrasil.net.br/images/sharing/article/por/40490889.jpg?1750191219
A entidade classificou a ação como uma "gravíssima violação ao direito internacional humanitário e à liberdade de imprensa" e lembrou que profissionais da comunicação não podem ser alvos em situações de conflito."Atentar contra a imprensa é atacar o direito da sociedade à informação", afirmou a federação, que também pediu um cessar-fogo imediato e o fim da escalada entre Irã e Israel.A emissora estatal de televisão e rádio do Irã, IRIB, foi atacada por Israel durante transmissões. Um funcionário da empresa acabou morrendo em decorrência do bombardeio.A ofensiva contra a rede de jornalismo foi alvo de criticas também por parte da Organização das Nações Unidas (ONU), que manifestou sua preocupação com a escalada das tensões entre Israel e Irã. Jornalista sírio condena ataque israelense a prédio civilÀ Sputnik, o jornalista sírio Ibrahim Shire, baseado em Teerã, afirmou que o ataque israelense a uma instalação civil é um sinal claro de que os israelenses ficaram sem alvos significativos e agora estão agindo de forma caótica, tentando intimidar Teerã."O ataque israelense ao prédio da televisão e rádio estatais iranianas não foi apenas um erro militar, mas também estratégico. Esta é uma operação absolutamente estúpida, que demonstra mais uma vez que o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu perdeu o rumo e ficou sem alvos reais para os ataques", disse.Para o analista, o ataque contra a estrutura civil mostra que Israel está assustado com a eficácia da estratégia iraniana. Motociclistas fazem ato em apoio à ofensiva iraniana Centenas de motociclistas se reuniram nesta terça-feira (17) em frente ao prédio da TV estatal iraniana, em Teerã, em apoio ao governo e à continuação da Operação Promessa Verdadeira 3, lançada em retaliação aos recentes ataques de Israel.
https://noticiabrasil.net.br/20250614/analista-explica-o-que-a-escalada-do-conflito-entre-israel-e-ira-significa-para-a-ucrania-40357579.html
israel
irã
teerã
Sputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
2025
Sputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
notícias
br_BR
Sputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
Sputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
mundo, israel, irã, teerã, irib, onu, federação nacional dos jornalistas (fenaj), oriente médio e áfrica
mundo, israel, irã, teerã, irib, onu, federação nacional dos jornalistas (fenaj), oriente médio e áfrica
FENAJ condena ataque de Israel a sede de emissora de TV no Irã (VÍDEOS)
15:02 17.06.2025 (atualizado: 17:13 17.06.2025) A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) repudiou o ataque militar promovido por Israel na segunda-feira (16), que atingiu os estúdios da TV estatal iraniana IRIB durante uma transmissão ao vivo em Teerã. Jornalistas precisaram fugir às pressas em meio a explosões.
A entidade classificou a ação como uma
"gravíssima violação ao direito internacional humanitário e à liberdade de imprensa" e lembrou que profissionais da comunicação não podem ser
alvos em situações de conflito.
"Atentar contra a imprensa é atacar o direito da sociedade à informação", afirmou a federação, que também pediu um cessar-fogo imediato e o fim da escalada entre Irã e Israel.
A emissora estatal de televisão e rádio do Irã, IRIB, foi atacada por Israel durante transmissões. Um funcionário da empresa acabou morrendo em decorrência do bombardeio.
A ofensiva contra a rede de jornalismo foi alvo de criticas também por parte da Organização das Nações Unidas (ONU), que manifestou sua preocupação com a escalada das
tensões entre Israel e Irã. Jornalista sírio condena ataque israelense a prédio civil
À Sputnik, o jornalista sírio Ibrahim Shire, baseado em Teerã, afirmou que o ataque israelense a uma instalação civil é um sinal claro de que os israelenses ficaram sem alvos significativos e agora estão agindo de forma caótica, tentando intimidar Teerã.
"O ataque israelense ao prédio da televisão e rádio estatais iranianas não foi apenas um erro militar, mas também estratégico. Esta é uma operação absolutamente estúpida, que demonstra mais uma vez que o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu perdeu o rumo e ficou sem alvos reais para os ataques", disse.
Para o analista, o ataque contra a estrutura civil mostra que Israel está assustado com a eficácia da estratégia iraniana.
"Netanyahu queria enviar um sinal a Teerã: se o IRGC continuar a intensificar suas ações, Israel atingirá alvos civis. Mas isso não funcionará – o Irã responderá com ainda mais severidade", acrescentou.
Motociclistas fazem ato em apoio à ofensiva iraniana
Centenas de motociclistas se reuniram nesta terça-feira (17) em frente ao prédio da TV estatal iraniana, em Teerã, em apoio ao governo e à continuação da Operação Promessa Verdadeira 3, lançada em
retaliação aos recentes ataques de Israel.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!
Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.
Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).