- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Guerra com o Irã pode se tornar pretexto para Israel atacar o Líbano, diz fonte do Hezbollah

© AP Photo / Mohammed ZaatariEleitora segura cartaz com imagens do ex-líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, à direita, e seu primo e sucessor Hashem Safieddine, perto de uma seção eleitoral durante as eleições municipais na cidade de Nabatieh, sul do Líbano, 24 de maio de 2025
Eleitora segura cartaz com imagens do ex-líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, à direita, e seu primo e sucessor Hashem Safieddine, perto de uma seção eleitoral durante as eleições municipais na cidade de Nabatieh, sul do Líbano, 24 de maio de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 18.06.2025
Nos siga no
O movimento libanês Hezbollah não pretende entrar no conflito Irã-Israel, já que Israel poderia usar a ação como pretexto para atacar o Líbano, disse um membro do conselho político do Hezbollah, Mahmoud Kamati, à Sputnik.

"As declarações de Israel sobre os preparativos registrados do Hezbollah para intervenção são apenas falsos pretextos para justificar sua agressão contínua contra o Líbano", disse Kamati.

Ele enfatizou que o movimento está cooperando com o governo para evitar tentativas de desestabilizar a situação no Líbano e violar o consenso interno.

Kamati acrescentou que "o Irã é forte e resiliente militarmente e não precisa do apoio de ninguém". Segundo ele, é necessário apoio político, público e da mídia na região.

Analistas apontam que Israel está repetindo o "manual" usado contra o Hezbollah, com assassinatos direcionados de líderes em suas residências, como parte de uma campanha mais ampla de dissuasão. Ao combater o Hamas, o Hezbollah e manter bombardeios contra o Irã — com objetivo de eliminar o programa nuclear iraniano — observadores internacionais já especulam se Israel não estaria visando uma desestabilização na região para uma possível mudança de regime em Teerã.
Escalada do conflito pode levar Irã a tomar decisão drástica, saiba qual é
Na noite de sexta-feira (13), as Forças de Defesa de Israel (FDI) lançaram uma operação em larga escala contra o Irã. A Força Aérea israelense atingiu alvos militares e instalações do programa nuclear. As autoridades israelenses afirmaram que a operação visou impedir uma ameaça à existência do Estado judeu.
De acordo com informações militares e de inteligência israelenses, o Irã se aproximou do "ponto sem retorno" na criação de armas nucleares. Segundo a mídia iraniana, alguns militares iranianos de alto escalão e vários cientistas nucleares foram mortos nos ataques. Os bombardeios também tiveram como alvo instalações nucleares em Natanz, Fordow e Isfahan, bases militares iranianas no noroeste do país.
O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, classificou os ataques contra o Irã como um crime e afirmou que Israel enfrentaria um "destino amargo e terrível". A República Islâmica lançou a Operação Promessa Verdadeira 3 em resposta aos ataques das FDI.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала