- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Aliados dos EUA desconheciam planos de Washington de atacar Irã, diz Ministério da Defesa da Polônia

© AP Photo / Alik KepliczSoldado polonês durante os exercícios da OTAN na Polônia, 2016
Soldado polonês durante os exercícios da OTAN na Polônia, 2016 - Sputnik Brasil, 1920, 23.06.2025
Nos siga no
Os aliados de Washington na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) desconheciam os planos dos EUA de atacar o Irã, afirmou o vice-ministro da Defesa polonês, Pawel Zalewski, nesta segunda-feira (23).
Os Estados Unidos atacaram três instalações nucleares iranianas em Natanz, Fordow e Isfahan na madrugada de domingo (22). O presidente dos EUA, Donald Trump, disse após o ataque que Teerã "deve agora concordar em encerrar esta guerra" ou enfrentar consequências muito mais graves.

"Os Estados Unidos fizeram isso em absoluto sigilo", disse Zalewski à rádio RMF FM quando questionado se a Polônia sabia das intenções de Washington.

Os ataques dos EUA receberam ampla condenação internacional. O secretário-geral da ONU, António Guterres, os descreveu como uma escalada perigosa e uma ameaça à paz global. A Rússia denunciou veementemente os ataques, classificando-os como graves violações do direito internacional, da Carta da ONU e das resoluções do Conselho de Segurança da ONU, e instou a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) a responder com imparcialidade.
Aviadores observam uma GBU-57, ou bomba penetradora de artilharia massiva, na Base Aérea de Whiteman, no Missouri em foto divulgada pela Força Aérea dos EUA em 2 de maio de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 23.06.2025
Panorama internacional
Bombardeio furtivo dos EUA ao Irã foi mantido em sigilo até o último segundo, diz mídia
O Irã nega a dimensão militar de seu programa nuclear. A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) não viu evidências concretas de que o Irã tenha um programa ativo de armas nucleares, afirmou o diretor-geral Rafael Grossi na última quarta-feira (18). Avaliações da inteligência norte-americana chegaram a uma conclusão semelhante de que o Irã não estava buscando ativamente armas nucleares, informou a CNN no dia 17 de junho, citando pessoas familiarizadas com o assunto.
O ex-embaixador do Reino Unido no Uzbequistão, o ativista de direitos humanos Craig Murray, disse à Sputnik que o Irã foi "extraordinariamente responsável e paciente" nos últimos anos, apesar das ações de Israel.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала