- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Especialista chinês: Irã tem o direito legítimo de desenvolver tecnologia nuclear

© AP Photo / Vahid Salemi, FileTécnico iraniano trabalhando em instalação do programa nuclear iraniano (foto de arquivo)
Técnico iraniano trabalhando em instalação do programa nuclear iraniano (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 23.06.2025
Nos siga no
O Irã tem o direito de desenvolver tecnologia nuclear, desde que seja para fins civis, e não deve ser sujeito a sanções ou ataques, disse à Sputnik o pesquisador do Instituto de Reforma e Desenvolvimento da Corporação Internacional de Investimento (CITIC) Zheng Tingying.
"De acordo com o direito internacional e as convenções internacionais relevantes, o Irã tem o direito legítimo e inalienável ao uso pacífico da energia nuclear", disse o especialista.
Ele observou que algumas pessoas acreditam que o Irã tem enormes reservas de petróleo e gás natural, por isso não precisa desenvolver a energia nuclear, e que o desenvolvimento da energia nuclear é apenas um disfarce para o Irã desenvolver armas nucleares.

"Mas, na verdade, as tecnologias nucleares podem ser aplicadas em muitas áreas, como a pesquisa médica e indústria alimentícia, não é apenas na questão da energia. Por isso, o desenvolvimento pelo Irã de tecnologia atômica, desde que não seja usada para a produção de armas nucleares, é plenamente justificado e legítimo, e não deve ser sujeito a quaisquer sanções ou ataques", disse o pesquisador.

Ali Khamenei fala a um grupo de pessoas e autoridades em Teerã. Irã, 21 de março de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 23.06.2025
Panorama internacional
Líder Supremo do Irã, aiatolá Khamenei se pronuncia pela 1ª vez após ataque dos EUA
Ao mesmo tempo, observou Tingying, países com grandes reservas de petróleo e gás natural em todo o mundo, como a Arábia Saudita, Catar, Emirados Árabes Unidos, Venezuela, Cazaquistão e outros, também estão preocupados com o desenvolvimento rápido das novas tecnologias de geração de energia, isto porque o custo dessas novas fontes de energia (solar, eólica e nuclear) está em constante queda, enquanto a indispensabilidade do petróleo e do gás natural diminui de ano para ano.

"Essas potências produtoras de petróleo e gás são forçadas a pensar em como sobreviver na era pós-petróleo. Esta é também uma razão importante pela qual as potências energéticas tradicionais estão prestando muita atenção às tecnologias de energia nuclear. Elas também esperam contribuir para o futuro mercado de energia nuclear", ressaltou ele.

Portanto, segundo observou o especialista, é necessário ser mais racional, objetivo e imparcial ao considerar a motivação do Irã para desenvolver energia nuclear para fins pacíficos.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала