- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Ruanda e RDC assinam acordo de paz em Washington para encerrar conflito de 30 anos

© AP Photo / Manuel Balce CenetaPresidente dos EUA, Donald Trump, recebe no Salão Oval a ministra das Relações Exteriores da República Democrática do Congo, Thérèse Kayikwamba Wagner (à direita na foto), e seu homólogo de Ruanda, Olivier Nduhungirehe (à esquerda) para um acordo do fim do conflito entre os dois países africanos, em 27 de junho de 2025
Presidente dos EUA, Donald Trump, recebe no Salão Oval a ministra das Relações Exteriores da República Democrática do Congo, Thérèse Kayikwamba Wagner (à direita na foto), e seu homólogo de Ruanda, Olivier Nduhungirehe (à esquerda) para um acordo do fim do conflito entre os dois países africanos, em 27 de junho de 2025  - Sputnik Brasil, 1920, 27.06.2025
Nos siga no
Os governos de Ruanda e da República Democrática do Congo (RDC) assinaram nesta sexta-feira (27), na capital dos EUA, Washington, um acordo para encerrar o conflito entre os dois países africanos.
O acordo foi firmado pelos ministros das Relações Exteriores Thérèse Kayikwamba Wagner, da RDC, e Olivier Nduhungirehe, de Ruanda, na presença do chefe da diplomacia norte-americana, Marco Rubio.
Ele inclui a retirada de tropas ruandesas da RDC, na fronteira com o país, em até 90 dias, o estabelecimento de mecanismos de coordenação de segurança conjunta, o desarmamento de milícias e a estruturação de uma integração econômica regional alinhada ao interesse de investidores estadunidenses.
O leste da RDC é controlado desde janeiro por rebeldes do grupo armado M23, financiados militar e economicamente por Ruanda, de acordo com especialistas da Organização das Nações Unidas (ONU) e dos Estados Unidos. Milhares de pessoas morreram desde o início do ano.
Esta é mais uma tentativa de encerrar décadas de conflito no leste da RDC, medida desta vez patrocinada pelos EUA, que busca incrementar seus negócios nesse território, com foco nos recursos minerais estratégicos como cobalto, cobre e lítio.
Reunião bilateral ampliada entre Brasil e Etiópia, em Adis Abeba. Etiópia, 16 de fevereiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 16.02.2024
Panorama internacional
Mídia: Lula cancela participação em evento da FAO na Etiópia, devido a tensões entre Ruanda e Congo
O presidente americano, Donald Trump, declarou que o momento representa "um grande dia para a África e para o mundo" e que o acordo pode abrir "direito para os EUA" explorarem recursos minerais críticos da região.
Em 25 de abril, os ministros dos dois países assinaram um documento para estabelecer as bases para a paz durante uma cerimônia no Departamento de Estado dos EUA, com a presença do secretário Marco Rubio.
O conflito atual começou há mais de 30 anos, como reflexo do genocídio em Ruanda, quando ruandeses da etnia tutsi foram massacrados por conterrâneos da etnia hutu, em 1994. Tutsis e pessoas próximas de hutus que participaram do genocídio se refugiaram na RDC.
Em 2009 ocorreu a formação do M23, que em 2022 lançou uma ofensiva contra a RDC, aproximando-se da cidade de Goma, capital da província de Kivu do Norte. Os embates se intensificaram neste ano com a captura de Goma e Bukavu. Estima-se que mais de 7 milhões de pessoas tenham sido deslocadas por conta do conflito.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала