- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Europa foi surpreendida por decisão dos EUA de interromper ajuda militar à Ucrânia, diz mídia

© AP Photo / Efrem LukatskyMilitares ucranianos desembalam mísseis antitanque Javelin, entregues como parte da assistência de segurança dos Estados Unidos da América à Ucrânia, no aeroporto de Borispol, nos arredores de Kiev. Ucrânia, 11 de fevereiro de 2022
Militares ucranianos desembalam mísseis antitanque Javelin, entregues como parte da assistência de segurança dos Estados Unidos da América à Ucrânia, no aeroporto de Borispol, nos arredores de Kiev. Ucrânia, 11 de fevereiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 02.07.2025
Nos siga no
Autoridades da União Europeia (UE) ficaram surpresas com a decisão de Washington de suspender o envio de ajuda militar a Kiev, informou a Bloomberg nesta quarta-feira (2), citando fontes. Conforme a publicação, ainda há políticos que esperam que os Estados Unidos voltem atrás na decisão.
No início da semana, a mídia europeia relatou que os EUA estavam suspendendo o fornecimento de munições e armamentos à Ucrânia em meio a preocupações com estoques baixos no país.
Anna Kelly, porta-voz adjunta da Casa Branca, confirmou a suspensão e acrescentou que a medida tem como objetivo priorizar os interesses norte-americanos. Já o porta-voz da presidência russa, Dmitry Peskov, declarou que quanto menos armas forem enviadas a Kiev, mais cedo a operação militar especial terminará.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, é recebida pelo primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, durante mesa-redonda em uma cúpula da União Europeia em Bruxelas, em 17 de junho de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 30.06.2025
Panorama internacional
Orbán critica apoio à Ucrânia e alerta que União Europeia não pode se destruir para salvar país
Autoridades europeias disseram à Bloomberg que os aliados da Ucrânia aguardam esclarecimentos de Washington sobre a suspensão da ajuda. Alguns deles, segundo relatos, esperam que os EUA amenizem ou revertam sua posição.
A Rússia tem reiterado que o fornecimento de armas ocidentais à Ucrânia dificulta a resolução do conflito e torna os países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) parte da crise.
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, alertou que qualquer carregamento contendo armas para a Ucrânia será um alvo legítimo para as Forças Armadas russas.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала