- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Maioria dos deputados acredita que Congresso não aprovará impeachment de ministros do STF, diz Quaest

© AP Photo / Eraldo PeresSede do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília (DF). Brasil, 26 de março de 2025
Sede do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília (DF). Brasil, 26 de março de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 02.07.2025
Nos siga no
Uma pesquisa da Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (2) aponta que 65% dos deputados federais entrevistados não veem chances de o Congresso Nacional aprovar o impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Outros 22% afirmaram que o afastamento de magistrados será possível nos próximos anos.
Apesar disso, o julgamento de pedidos de impeachment por supostos crimes de responsabilidade de ministros da Corte é atribuição constitucional do Senado e não passa pela Câmara.
O levantamento também mostrou que a gestão do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), é vista como boa ou ótima por 68% dos parlamentares, enquanto 25% a avaliaram como regular e apenas 6% declararam ser ruim ou péssima.
A maior avaliação de Motta ocorre entre deputados que se declaram independentes: 82%. Já entre parlamentares da base do governo, a aprovação é de 77%, e na oposição, o índice cai para 47%.
Ao todo, foram entrevistados 203 deputados, entre os dias 7 de maio e 30 de junho de 2025, com margem de erro de 4,5 pontos percentuais para mais ou para menos.
Congresso Nacional do Brasil, em Brasília - Sputnik Brasil, 1920, 26.06.2025
Notícias do Brasil
Análise: Congresso fortalece poder sobre Orçamento e empurra Brasil para modelo de Estado-banco

Aprovação do governo Lula na Câmara

O levantamento mostrou ainda a aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Casa legislativa. Para 46% dos deputados, a avaliação é negativa, pior índice desde o início da gestão, enquanto 27% o veem como positivo.
Entre a oposição, 96% afirmam que o governo Lula é ruim, índice que cai para 44% entre os independentes.
Com relação às eleições presidenciais de 2026, 68% dos deputados acreditam que o petista será candidato. Apesar disso, a maioria afirmou que Lula não deve vencer a eleição.
Além disso, 51% dos entrevistados defenderam que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível e responde a um processo no STF por tentativa de golpe de Estado, deveria abrir mão de uma eventual candidatura. O favorito para compor a oposição, segundo a pesquisa, é o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала