- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Demanda por petróleo russo pelos países do BRICS excede oferta, afirma vice-ministro de Energia da Rússia

© AP Photo / Dmitry LovetskyTrabalhador da construção civil russo fala ao celular durante cerimônia que marca o início da construção do gasoduto Nord Stream, na baía de Portovaya, a noroeste de São Petersburgo. Rússia, 9 de abril de 2010
Trabalhador da construção civil russo fala ao celular durante cerimônia que marca o início da construção do gasoduto Nord Stream, na baía de Portovaya, a noroeste de São Petersburgo. Rússia, 9 de abril de 2010 - Sputnik Brasil, 1920, 03.07.2025
Nos siga no
Os países do BRICS estão demonstrando um interesse crescente pelos recursos energéticos russos, incluindo petróleo, gás natural liquefeito (GNL) e carvão, com a demanda por petróleo superando os volumes disponíveis, a maioria dos quais já foi contratada, disse o vice-ministro da Energia da Rússia, Roman Marshavin, à Sputnik.

"Os parceiros do BRICS já estão declarando abertamente seu interesse pelos recursos energéticos russos, mesmo em projetos que estão sob sanções ocidentais. Estamos falando de GNL, petróleo, derivados de petróleo e carvão. Além disso, no caso do petróleo, estamos diante de uma situação em que a demanda excede os volumes disponíveis. Tudo já foi contratado e há poucos volumes novos disponíveis. Não vemos falta de demanda", afirmou Marshavin.

Além do fornecimento de energia, os parceiros do BRICS também estão interessados na experiência russa de comercialização sob sanções, explicou ele, ao destacar que, em 2022, a Rússia conseguiu redirecionar suas exportações e manter seus volumes.
Logo da presidência pró-tempre brasileira do BRICS 2019 - Sputnik Brasil, 1920, 01.07.2025
Ciência e sociedade
Evento preparatório da Cúpula do BRICS reúne cientistas e instituições de pesquisa no Rio
Nesse sentido, a Rússia está pronta para oferecer ajuda na criação de uma infraestrutura econômica conjunta, acrescentou o oficial.
"Se criarmos um sistema que seja invulnerável à influência externa, e tivermos nossos próprios mecanismos de pagamento e logística, então não haverá necessidade de dólares nem de classificações ocidentais", concluiu Marshavin.
A produção de petróleo da Rússia deve atingir 540 milhões de toneladas até 2050, enquanto as exportações de petróleo do país aumentarão para 235 milhões de toneladas, de acordo com a Estratégia Energética da Rússia para 2050.
Além disso, até 2050, o refino de petróleo no país deverá crescer 3%, atingindo 283 milhões de toneladas, em comparação com 275 milhões de toneladas em 2023.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала