https://noticiabrasil.net.br/20250707/brics-e-o-novo-jeito-de-fazer-o-multilateralismo-sobreviver-no-mundo-diz-lula-41148917.html
BRICS é o novo jeito de 'fazer o multilateralismo sobreviver no mundo', diz Lula
BRICS é o novo jeito de 'fazer o multilateralismo sobreviver no mundo', diz Lula
Sputnik Brasil
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, disse na tarde desta segunda-feira (7) que o BRICS é o novo jeito de "fazer o multilateralismo sobreviver no... 07.07.2025, Sputnik Brasil
2025-07-07T14:01-0300
2025-07-07T14:01-0300
2025-07-07T15:39-0300
notícias do brasil
luiz inácio lula da silva
rio de janeiro
brasil
brics
onu
conselho de segurança das nações unidas
donald trump
jair bolsonaro
nações unidas
https://cdn.noticiabrasil.net.br/img/07e9/07/07/41150633_2:0:1280:719_1920x0_80_0_0_984fc6b6365d522362cc8daaf8533eb7.jpg
Lula foi categórico ao declarar que a articulação "não quer mais o mundo tutelado" e que busca mais respeito à soberania de cada país. O petista também teceu críticas à Organização das Nações Unidas (ONU) ao falar que o mundo não está mais em 1945, época logo após o término da Segunda Guerra Mundial, quando o sistema foi criado.Ainda sobre o período da Segunda Guerra Mundial, Lula destacou que são saudosistas desse período apenas aqueles que são nazistas ou fascistas e que esse tipo de pessoa não faz parte do BRICS.O presidente também questionou o motivo pelo qual Brasil, África do Sul, Egito, Etiópia, Índia, México e outros países não estão no Conselho de Segurança da ONU. Segundo ele, o que é visto como "um shopping ideológico" precisa de uma mudança. Repensar o modelo da ONU é necessário para chegar a verdadeiros consensos, em vez de a organização servir como um mostruário de discursos sem finalidade.Lula responde críticas de TrumpO presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi citado durante a coletiva de imprensa com Lula. O homólogo brasileiro falou, mais uma vez, que o mandatário norte-americano não deve ficar ameaçando outras pessoas pela Internet.Ao longo das últimas horas, Trump afirmou que taxará países ligados ao BRICS e às políticas do grupo, as quais o presidente dos EUA classificou como "antiamericanas" — assunto que sequer foi debatido pelos líderes do BRICS, segundo Lula. Já nesta manhã, o líder estadunidense também criticou o tratamento dado ao ex-presidente do Brasil Jair Bolsonaro e falou em "perseguição política".À imprensa, Lula também comentou o fato de o Irã não reconhecer a solução de dois Estados para o fim das disputas territoriais entre palestinos e israelenses. Para o petista, "ninguém vai pedir para o Irã mudar de posição", embora Brasil e BRICS entendam que essa é a melhor saída para o conflito.Outro ponto debatido por Lula foi a questão do dólar em transações internacionais. Segundo o presidente, é necessário encontrar um jeito de as negociações não precisarem utilizar a moeda norte-americana.Lula encerrou a coletiva citando Raul Seixas, ao declarar que o BRICS é uma "metamorfose ambulante", ao ser questionado sobre a entrada de países da América Latina no grupo.
https://noticiabrasil.net.br/20250707/padilha-reforca-compromisso-do-brics-com-saude-e-critica-trump-persegue-os-pesquisadores-de-vacina-41143053.html
rio de janeiro
brasil
estados unidos
Sputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
2025
notícias
br_BR
Sputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
https://cdn.noticiabrasil.net.br/img/07e9/07/07/41150633_177:0:1136:719_1920x0_80_0_0_d826091232c5f7c864c278bd4631f25d.jpgSputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
luiz inácio lula da silva, rio de janeiro, brasil, brics, onu, conselho de segurança das nações unidas, donald trump, jair bolsonaro, nações unidas, organização das nações unidas, estados unidos, eua, multilateralismo, reformas, taxas, tarifas, desdolarização, dólar
luiz inácio lula da silva, rio de janeiro, brasil, brics, onu, conselho de segurança das nações unidas, donald trump, jair bolsonaro, nações unidas, organização das nações unidas, estados unidos, eua, multilateralismo, reformas, taxas, tarifas, desdolarização, dólar
BRICS é o novo jeito de 'fazer o multilateralismo sobreviver no mundo', diz Lula
14:01 07.07.2025 (atualizado: 15:39 07.07.2025) Redação
Equipe da Sputnik Brasil
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, disse na tarde desta segunda-feira (7) que o BRICS é o novo jeito de "fazer o multilateralismo sobreviver no mundo", durante discurso na 17ª cúpula do grupo, que acontece no Rio de Janeiro.
Lula foi categórico ao declarar que a articulação
"não quer mais o mundo tutelado" e que busca mais respeito à soberania de cada país. O petista também teceu críticas à
Organização das Nações Unidas (ONU) ao falar que o mundo não está mais em 1945, época logo após o término da Segunda Guerra Mundial, quando o sistema foi criado.
"No BRICS, a gente tem a convicção de que não quer mais o mundo tutelado, não quer mais Guerra Fria, não quer mais desrespeito à soberania, não quer mais guerra. É por isso que a gente está discutindo com muita profundidade a necessidade de uma mudança estrutural, inclusive no estatuto da ONU."
Ainda sobre o período da Segunda Guerra Mundial,
Lula destacou que são saudosistas desse período apenas aqueles que são
nazistas ou fascistas e que esse tipo de pessoa não faz parte do BRICS.
"Aquele mundo ficou para trás. Os saudosistas daquele mundo, do nazismo e do fascismo, são outros que não estão no BRICS. No BRICS nós queremos fortalecer o processo democrático, multilateral, a gente quer a paz, o desenvolvimento e a participação social."
O presidente também questionou o motivo pelo qual Brasil, África do Sul, Egito, Etiópia, Índia, México e outros países não estão no Conselho de Segurança da ONU. Segundo ele, o que é visto como "um shopping ideológico" precisa de uma mudança. Repensar o modelo da ONU é necessário para chegar a verdadeiros consensos, em vez de a organização servir como um mostruário de discursos sem finalidade.
"Me parece que o BRICS pode ser essa válvula de escape que a humanidade precisa para fazer alguma coisa nova. […] A ONU deveria ser o grande centro de debate dos problemas mundiais, mas não é mais e todo mundo sabe que não é."
Lula responde críticas de Trump
O
presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi citado durante a coletiva de imprensa com Lula. O homólogo brasileiro falou, mais uma vez, que o mandatário norte-americano
não deve ficar ameaçando outras pessoas pela Internet.
"Não acho muito responsável um presidente da República de um país do tamanho dos EUA ficar ameaçando o mundo através da Internet. Não é correto. Ele precisa saber que o mundo mudou. Não queremos imperadores, somos soberanos. É equivocado e irresponsável."
Ao longo das últimas horas, Trump afirmou que taxará países ligados ao BRICS e às políticas do grupo, as quais o presidente dos EUA classificou como "antiamericanas" — assunto que sequer foi debatido pelos líderes do BRICS, segundo Lula. Já nesta manhã, o líder estadunidense também criticou o tratamento dado ao ex-presidente do Brasil Jair Bolsonaro e falou em "perseguição política".
"Tenho coisa mais importante para comentar do que isso", disse Lula sobre alegações de Trump a Bolsonaro. "Esse país tem lei, esse país tem regra e esse país tem um dono, chamado povo brasileiro. Portanto, deem palpite na sua vida, e não na nossa."
À imprensa, Lula também comentou o fato de o Irã não reconhecer a solução de dois Estados para o fim das disputas territoriais entre palestinos e israelenses. Para o petista, "ninguém vai pedir para o Irã mudar de posição", embora Brasil e BRICS entendam que essa é a melhor saída para o conflito.
Outro ponto debatido por Lula foi a questão do dólar em transações internacionais. Segundo o presidente, é necessário encontrar um jeito de as negociações não precisarem utilizar a moeda norte-americana.
"Quando for com os Estados Unidos, [a negociação] passa pelo dólar. Mas quando for com a Argentina, não precisa passar. Quando for com a China, não precisa passar. […] Ninguém determinou que o dólar é a moeda padrão."
Lula encerrou a coletiva citando Raul Seixas, ao declarar que o BRICS é uma "metamorfose ambulante", ao ser questionado sobre a entrada de países da América Latina no grupo.
"Poderia dizer para vocês que o BRICS é uma metamorfose ambulante. Não é aquela coisa que já está pronta. O BRICS é uma criança em crescimento, sabe? Nós estamos aprendendo, não tentando repetir os erros dos outros. Estamos tentando fazer algo novo."
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!
Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.
Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).