- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Empresa de Donald Trump quer invalidar ordem de Alexandre de Moraes nos EUA

© Foto / Antonio Augusto/STFMinistro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, durante sessão da Primeira Turma. Brasília (DF), 24 de junho de 2025
Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, durante sessão da Primeira Turma. Brasília (DF), 24 de junho de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 16.07.2025
Nos siga no
As empresas Trump Media — fundada por Donald Trump e controladora da Truth Social — e Rumble protocolaram uma petição, nesta quarta-feira (16), pedindo à Justiça da Flórida, nos Estados Unidos, para invalidar uma ordem emitida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes na última semana.
Segundo a colunista do UOL Mariana Sanches, o ministro do STF determinou que o Rumble bloqueie os conteúdos de uma conta ligada a Rodrigo Constantino. O Supremo também teria pedido que a companhia enviasse dados pessoais do economista e comentarista, apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Na petição, Rumble e Trump Media alegam que a ordem emitida por Moraes na última sexta-feira (11) é irregular porque foi enviada por e-mail para funcionários da companhia na Flórida, burlando instrumentos jurídicos de cooperação internacional entre Brasil e EUA.
De acordo com o portal Terra, citando a Folha de S.Paulo, o Rumble também afirma que Constantino é cidadão norte-americano, o que não permite à empresa enviar dados dele para o STF. O comentarista recebeu o documento estadunidense em 2024, após ter passaporte brasileiro cancelado em 2023.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, em 16 de julho de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 16.07.2025
Notícias do Brasil
'Emprego não tem ideologia': ministros reagem a tarifas dos EUA e anunciam corredor logístico com China

Brasil na mira dos EUA

Na última semana, a relação entre Brasil e Estados Unidos ganhou destaque na mídia após o presidente Trump dizer que aplicaria tarifas de 10% aos países do BRICS e parceiros. Ao término do encontro do grupo, realizado no Rio de Janeiro, o líder estadunidense anunciou uma nova rodada de sanções — dessa vez, com taxação de 50% diretamente ao Brasil.
Desde então, Trump questionou em diferentes oportunidades o tratamento recebido por Jair Bolsonaro diante da Justiça brasileira, em uma suposta acusação de que o ex-presidente estaria sofrendo perseguição política.
Na última terça-feira (15), os Estados Unidos abriram uma investigação contra o Brasil por práticas comerciais consideradas desleais. Entre os alvos do Departamento do Comércio norte-americano estão o sistema de pagamento Pix e as lojas da rua 25 de Março, em São Paulo.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала