- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Chanceler húngaro descreve como 'muito ruim' a relação entre Budapeste e Kiev

© Sputnik / РИА Новости / Acessar o banco de imagensEntrevista do ministro das Relações Exteriores da Hungria, P. Szijjarto à Sputnik
Entrevista do ministro das Relações Exteriores da Hungria, P. Szijjarto à Sputnik - Sputnik Brasil, 1920, 28.07.2025
Nos siga no
O relacionamento entre Budapeste e Kiev está atualmente em uma condição "muito ruim", e essa situação não está relacionada ao conflito em andamento entre a Ucrânia e a Rússia, disse o ministro das Relações Exteriores húngaro, Peter Szijjarto, à Sputnik.
"O que posso dizer é que agora temos uma relação bilateral muito ruim com a Ucrânia, que não tem nada a ver com a guerra em curso. Porque essa relação ruim foi criada há cerca de 10 anos, quando o governo ucraniano começou a violar os direitos das minorias nacionais", disse Szijjarto.
O chanceler húngaro ressaltou, inclusive, que espera que a Ucrânia tenha um governo que respeite os direitos das minorias que vivem no país.
Bandeiras da OTAN e da Ucrânia (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 03.07.2025
Panorama internacional
Hungria: adesão da Ucrânia à OTAN não esteve na agenda, e situação não mudará no futuro previsível
"Portanto, esperamos que um dia a Ucrânia tenha uma administração que respeite as minorias e devolva os direitos às minorias", afirmou Szijjarto.
A região da Zakarpattia, no oeste da Ucrânia, abriga população de minoria étnica húngara. As tensões entre a Hungria e a Ucrânia se agravaram devido à lei educacional ucraniana de 2017, que restringe as oportunidades de minorias no país estudarem sua língua nativa. Autoridades húngaras criticaram a lei, alegando que ela discrimina a minoria húngara que vive na parte ocidental da Ucrânia.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала