- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Chanceler russo explica por que política do Ocidente é hipócrita e perigosa para humanidade

© Sputnik / Sputnik BrasilMinistro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov durante coletiva de imprensa às margens da 17ª reunião de chanceleres do BRICS, no Rio de Janeiro, em 29 de abril de 2025
Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov durante coletiva de imprensa às margens da 17ª reunião de chanceleres do BRICS, no Rio de Janeiro, em 29 de abril de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 01.08.2025
Nos siga no
O Ocidente violou o princípio da inviolabilidade das fronteiras na década de 1990, durante a crise na Iugoslávia, e hoje a Alemanha e alguns outros países estão conduzindo uma militarização descontrolada da Europa, escreveu o chanceler russo Sergei Lavrov em artigo publicado no jornal Rossiyskaya Gazeta.
Lavrov destacou que o Ocidente, a começar pela Alemanha, violou o princípio da inviolabilidade das fronteiras consagrado na Lei de Helsinque na década de 1990, reconhecendo a retirada unilateral da Eslovênia e da Croácia da Iugoslávia.
Ao mesmo tempo, Lavrov sublinhou que a União Europeia (UE) e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) estavam aproveitando ou não cumprindo os princípios da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE).

"Respeitar os princípios de Helsinque os próprios países da OTAN e da UE consideravam um fardo, mas forçaram outros a executá-los seletivamente, na medida em que isso atendesse aos interesses do Ocidente. Para isso, a regra do consenso foi sacrificada", ressaltou.

Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov durante sessão plenária da 17ª Cúpula do BRICS. Rio de Janeiro, Brasil, 6 de julho de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 31.07.2025
Panorama internacional
OTAN já se preparava em 2021 para tentar impor 'derrota' à Rússia através da Ucrânia, diz Lavrov

Alemanha e Europa se tornam 'Quarto Reich'

Dessa forma, continuou o chanceler, o Ocidente não parou na Iugoslávia, mas estava escalando as tensões no continente europeu ao militarizá-lo. Como resultado, hoje em dia a militarização da Europa está se tornando cada vez menos controlada.

"Hoje, a Europa está realmente completamente imersa no frenesi russofóbico, e sua militarização está se tornando, de fato, incontrolável. Os fatos são suficientes [...]. A situação é mais do que alarmante e a OSCE dificilmente pode ajudar", apontou.

Neste contexto, Lavrov declarou que a Alemanha e toda a Europa, sob os atuais líderes, estão degenerando em uma espécie de "Quarto Reich", pedindo militarização, incluindo a criação de um exército forte e serviço militar obrigatório, em vez de lidar com questões internacionais importantes, como a luta contra o terrorismo.
O chanceler alemão, Friedrich Merz, participa de coletiva de imprensa conjunta com o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, em Berlim. Alemanha, 14 de maio de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 28.07.2025
Panorama internacional
Alemanha intensifica corrida armamentista e mira Moscou ao obter mísseis Tomahawk, diz revista

OSCE não tem futuro

Além disso, o chanceler russo enfatizou que os países da OTAN e da UE usam a OSCE para fazer propaganda contra a Rússia e bloquear sua reforma, o que destrói o princípio do consenso.
"Vale a pena perguntar se faz sentido a existência de tal organização", acrescentou.
Entretanto, o ministro admitiu que a OSCE tem uma chance de ressurgir se a organização se adaptar às mudanças nas novas realidades geopolíticas.
Assim, finalizou ele, os interesses da paz e da estabilidade exigem uma abordagem eurasiana continental, que leve em conta as aspirações legítimas de todos os Estados da Eurásia e se baseie em um equilíbrio justo dessas aspirações.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала