- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Moraes: STF continuará investigando tentativa de golpe apesar de sanções dos EUA

© AP Photo / Eraldo PeresSede do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília (DF). Brasil, 26 de março de 2025
Sede do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília (DF). Brasil, 26 de março de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 01.08.2025
Nos siga no
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes chamou nesta sexta-feira (1º) as sanções impostas contra ele pelos Estados Unidos de "ameaças covardes", afirmando que o tribunal continuará com os procedimentos criminais relacionados à tentativa de golpe.
Em particular, Moraes disse que não "cederia a ameaças covardes e infrutíferas" e que pretendia "ignorar as sanções".

"Este tribunal cumpriu e continuará cumprindo sua missão constitucional ao ouvir e julgar os quatro principais casos do importante processo penal relacionado à tentativa de golpe de 8 de janeiro", disse Moraes, citado pelo portal g1.

Na quarta-feira (30), o Tesouro dos EUA incluiu Moraes na lista de restrições do departamento, acusando o ministro de "campanha opressiva de censura, detenções arbitrárias que violam direitos humanos e processos politizados — inclusive contra o ex-presidente Jair Bolsonaro", investigado nos processos da trama golpista.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a introdução de tarifas sobre produtos de diversos países, em coletiva de imprensa em Washington - Sputnik Brasil, 1920, 01.08.2025
Panorama internacional
Amizade fatal: dependência dos EUA tira poder de negociação de aliados, explicam especialistas

Tarifaço tentou pressionar anistia

Também na quarta, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, oficializou o tarifaço de 50% sobre as exportações brasileiras. A taxação, que excluiu cerca de 700 produtos, como suco de laranja e itens de aviação, entrará em vigor no próximo dia 6. Recentemente, o magnata norte-americano enviou uma carta ao homólogo brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, pressionando-o a parar uma suposta caça às bruxas contra Bolsonaro.
Sobre as taxações, e sem citar o deputado federal Eduardo Bolsonaro — filho do ex-presidente, que está nos Estados Unidos há alguns meses fazendo lobby contra o julgamento do pai —, Moraes declarou que o objetivo dos investigados é "provocar instabilidade e abrir caminho para um novo ataque".
"Assumem, inclusive nas redes sociais, a intermediação com um governo estrangeiro para impor medidas econômicas contra o Brasil, como a taxação de 50% dos produtos brasileiros nos Estados Unidos."
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала