- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Líbano deve desarmar o Hezbollah para recuperar a confiança no país, defende político à Sputnik

© AP Photo / Hassan AmmarHomem carrega bandeira do Hezbollah enquanto caminha sobre os escombros de seu apartamento, destruído após ataque aéreo israelense no Líbano, em 1º de novembro de 2024
Homem carrega bandeira do Hezbollah enquanto caminha sobre os escombros de seu apartamento, destruído após ataque aéreo israelense no Líbano, em 1º de novembro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 06.08.2025
Nos siga no
O partido Forças Libanesas defende o desarmamento e a dissolução de todos os grupos armados no Líbano para restaurar a confiança da comunidade internacional no país. É o que afirmou à Sputnik o chefe do departamento de informação do partido, Charles Jabbour.
"Cumprir essas exigências é fundamental para restaurar a confiança no Líbano e construir um Estado de fato. Caso contrário, o país continuará vulnerável tanto a Israel quanto ao Hezbollah, permanecerá isolado e sem apoio financeiro internacional, o que o levará à condição de Estado falido", afirmou Jabbour.
O político destacou que as Forças Libanesas defendem o cumprimento da Constituição, que afirma claramente: "Nenhuma arma no Líbano deve estar fora do controle do Estado".
Eleitora segura cartaz com imagens do ex-líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, à direita, e seu primo e sucessor Hashem Safieddine, perto de uma seção eleitoral durante as eleições municipais na cidade de Nabatieh, sul do Líbano, 24 de maio de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 18.06.2025
Panorama internacional
Guerra com o Irã pode se tornar pretexto para Israel atacar o Líbano, diz fonte do Hezbollah
Além disso, Jabbour acrescentou que o gabinete de ministros deve definir com clareza a questão central, "que é o desarmamento de todas as formações ilegais, começando pelo Hezbollah", e estabelecer um prazo final até 31 de dezembro deste ano.
Segundo Jabbour, o Hezbollah se aproveitou da situação no país após a assinatura do Acordo de Taif e se armou ilegalmente por mais de 35 anos.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала