- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Rubio vai liderar conselheiros da OTAN para elaborar garantias de segurança à Ucrânia, diz mídia

© AP Photo / Saul LoebO secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, fala com a mídia em seu avião militar a caminho de Jidá, Arábia Saudita, 10 de março de 2025
O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, fala com a mídia em seu avião militar a caminho de Jidá, Arábia Saudita, 10 de março de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 18.08.2025
Nos siga no
O presidente dos EUA, Donald Trump, e líderes europeus concordaram que o secretário de Estado Marco Rubio liderará um grupo de conselheiros e oficiais da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) para elaborar garantias de segurança à Ucrânia, informou o Wall Street Journal nesta segunda-feira (18).
"Trump e os líderes europeus concordaram que o secretário de Estado Marco Rubio comandará um grupo específico de conselheiros de segurança nacional e representantes da OTAN para desenvolver garantias de segurança à Ucrânia", escreveu a publicação.
Segundo autoridades europeias, as garantias de segurança à Ucrânia incluirão quatro componentes: presença militar, defesa antiaérea, fornecimento de armamento e monitoramento do cessar-fogo.
Mais cedo, Trump recebeu na Casa Branca Vladimir Zelensky e líderes de países da União Europeia. Anteriormente, o republicano não descartou a possibilidade de uma futura reunião tripartite com o presidente russo, Vladimir Putin, e Zelensky, caso as negociações fossem bem-sucedidas.
Representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova - Sputnik Brasil, 1920, 18.08.2025
Panorama internacional
Ucrânia não vai parar por nada, afirmou Zakharova sobre ataque de Kiev a oleoduto russo
Durante o encontro entre Putin e Trump no Alasca, na sexta-feira (15), os líderes chegaram a um entendimento sobre as garantias de segurança à Ucrânia. O mesmo foi dito ao final do encontro desta reunião europeia na Casa Branca.
De acordo com o secretário-geral da OTAN, Mark Rutte, a adesão da Ucrânia à aliança não está em discussão. O que se discute são garantias semelhantes ao Artigo 5 da Carta da OTAN, que estabelece a defesa comum do bloco.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала