Deputado pede que Netanyahu seja impedido de sobrevoar o Brasil
15:45 19.08.2025 (atualizado: 17:32 19.08.2025)

© AP Photo / Ronen Zvulun
Nos siga no
O deputado federal João Daniel (PT-SE) enviou um ofício ao Ministério da Defesa, à Aeronáutica e ao Itamaraty, nesta terça-feira (19), pedindo que o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, seja proibido de cruzar o espaço aéreo brasileiro.
A solicitação é feita após a imprensa israelense divulgar que Netanyahu planeja visitar a Argentina, a convite do presidente Javier Milei. O parlamentar alerta sobre riscos diplomáticos, já que o líder israelense é alvo de mandado de prisão do Tribunal Penal Internacional (TPI).
Conforme publicado pelo portal Metrópoles, João Daniel ressalta que "a autorização de sobrevoo criaria, no mínimo, um ambiente de potencial colisão de deveres, sujeitando o Brasil a dilemas de execução e a riscos de incidente diplomático indesejado, inclusive se sobreviver à solicitação de cooperação em um momento incompatível com a natureza e o regime do voo".
Assim como o Brasil, a Argentina é signatária do Estatuto de Roma, que, entre diversos pontos, instituiu o TPI — também conhecido como Tribunal de Haia. Caso ocorra visita de Netanyahu a Milei, na teoria, as autoridades argentinas deveriam prender o premiê israelense.
Segundo o mandado de prisão emitido pelo TPI, Netanyahu é acusado de crimes como "indução à fome como método de guerra" e "extermínio do povo" pelas ações executadas contra os palestinos na Faixa de Gaza.


