- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Teerã necessita continuar cooperando com AIEA, afirma chanceler iraniano

© AP Photo / Vahid SalemiAn Iranian flag flutters in front of the reactor building of the Bushehr nuclear power plant, just outside the southern city of Bushehr, Iran, Saturday, Aug. 21, 2010.
An Iranian flag flutters in front of the reactor building of the Bushehr nuclear power plant, just outside the southern city of Bushehr, Iran, Saturday, Aug. 21, 2010. - Sputnik Brasil, 1920, 20.08.2025
Nos siga no
Teerã não romperá laços com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), e os inspetores da agência são necessários no processo de troca de combustível da usina nuclear de Bushehr em um futuro próximo, disse o ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi.
Apesar de os inspetores da AIEA terem deixado a República Islâmica do Irã, a interação com a agência continua, só que de outra forma.

"Não podemos interromper a cooperação com a AIEA por completo", disse Araghchi à agência de notícias iraniana IRNA.

Em cerca de um mês ou um mês e meio, vai ser o momento de trocar o combustível da usina nuclear de Bushehr, o que deve contar com a presença de inspetores da AIEA, explicou ele.
O ministro informou que representantes russos estão pedindo ao Irã que acelere esse processo.
EUA usam programa nuclear iraniano como desculpa para confronto, afirma líder supremo do Irã - Sputnik Brasil, 1920, 18.08.2025
Panorama internacional
Irã afirma que conflito com Israel pode recomeçar a 'qualquer momento'
Segundo ele, a chegada de inspetores da AIEA é possível mediante decisão correspondente do Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irã.
Porém, o chanceler tem uma pergunta à AIEA: como se realizam inspeções de usinas que sofreram bombardeio? O ministro avisa que é perigoso se aproximar das instalações que foram alvos de ataques.
O político iraniano afirmou isso considerando que as autoridades iranianas decidiram suspender a cooperação com a AIEA no início de julho, acusando a organização de inércia após os ataques israelenses e americanos às instalações nucleares iranianas.
O presidente do Estado-Maior Conjunto, general Dan Caine, assiste a um vídeo de teste da arma usada no ataque à usina iraniana de enriquecimento de combustível de Fordow durante uma coletiva de imprensa no Pentágono, quinta-feira, 26 de junho de 2025, em Washington - Sputnik Brasil, 1920, 28.06.2025
Panorama internacional
Os EUA realmente obliteraram a usina nuclear de Fordow, no Irã?
Atualmente, só uma usina nuclear opera no Irã, na cidade de Bushehr. Ela está sendo construída com o apoio da Rússia.
A usina, ao contrário de outras instalações nucleares no Irã, não foi alvo de ataques durante o conflito iraniano-israelense. Conforme declarado em Moscou, foi firmado um acordo com Israel para garantir a segurança dos construtores das novas unidades da usina nuclear.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала