- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Bill Clinton assegurou Putin em 2000 que expansão da OTAN para o leste não ameaçaria a Rússia

© Sputnik / Sergei Velichkin07.04.2000 O presidente da Federação Russa, Vladimir Putin (à esquerda), e o presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton (à direita), durante a reunião de alto nível entre a Rússia e os Estados Unidos. Sergei Velichkin / RIA Novosti
07.04.2000 O presidente da Federação Russa, Vladimir Putin (à esquerda), e o presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton (à direita), durante a reunião de alto nível entre a Rússia e os Estados Unidos. Sergei Velichkin / RIA Novosti - Sputnik Brasil, 1920, 22.08.2025
Nos siga no
A expansão da OTAN para o leste não era uma ameaça para Moscou, afirmou Bill Clinton quando presidente dos Estados Unidos, durante uma reunião com o líder russo Vladimir Putin em 2000. Ele também falou sobre a disposição de considerar a possibilidade de a Rússia aderir à aliança. Isso consta em documentos divulgados pelo governo americano.
As anotações da reunião entre Clinton e Putin, incuindo as conversas sobre a questão da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), foram feitas pelo diplomata e intérprete Strobe Talbott, que na época era vice-secretário de Estado dos EUA. Elas foram divulgadas pela organização sem fins lucrativos National Security Archive, ligada à Universidade George Washington.
"Desde o início do processo de expansão da OTAN, eu sabia que isso poderia se tornar um problema para a Rússia. Eu compreendia isso e queria que todos entendessem que a expansão da OTAN não representava nenhuma ameaça para a Rússia", afirmou Clinton na época.
Ele observou que, se seus sucessores considerassem esta a principal ameaça com a qual precisavam se preocupar, eles "perderiam a oportunidade de resolver outros problemas em conjunto".
Cúpula da OTAN em Haia - Sputnik Brasil, 1920, 06.08.2025
Panorama internacional
Líderes da OTAN 'fazem o que eu quiser', diz Trump destacando reviravolta na posição global dos EUA
No entanto, no dia seguinte ao encontro com Putin, conforme especificado nos documentos, o presidente americano já estava "muito menos franco" sobre a questão da Rússia e da OTAN.
Em 21 de agosto, o congressista americano Matt Gaetz afirmou que o presidente dos EUA, Donald Trump, deveria propor à Rússia a adesão à OTAN para resolver o conflito na Ucrânia.
Em entrevista ao jornalista americano Tucker Carlson em fevereiro de 2024, Putin afirmou que a Rússia poderia ter se tornado membro da OTAN no início dos anos 2000, se os EUA tivessem demonstrado interesse sincero. O presidente expressou uma posição semelhante em fevereiro de 2022, referindo-se a uma conversa com Clinton, que, segundo o líder russo, "reagiu friamente" à ideia.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала