- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Chanceleres do Irã e da Rússia discutem questões nucleares e a cooperação de Teerã com a AIEA

© МИД РФ / Acessar o banco de imagensVisita do Ministro das Relações Exteriores da Rússia, S. Lavrov, à China
Visita do Ministro das Relações Exteriores da Rússia, S. Lavrov, à China - Sputnik Brasil, 1920, 22.08.2025
Nos siga no
Os ministros das Relações Exteriores do Irã e da Rússia, Abbas Araghchi e Sergei Lavrov, discutiram questões nucleares e a cooperação de Teerã com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), informou o Ministério das Relações Exteriores iraniano em um comunicado.
"Durante a conversa, as partes trocaram opiniões sobre o desenvolvimento da situação da questão nuclear iraniana, em particular sobre as ações de três países europeus (Alemanha, Reino Unido e França) em antecipação à expiração legal da Resolução 2231 do Conselho de Segurança da ONU (que aprovou o acordo nuclear de 2015), e também discutiram a cooperação do Irã com a AIEA", disse o comunicado.
As partes também avaliaram as perspectivas para negociações nucleares e enfatizaram que a Resolução 2231 do Conselho de Segurança da ONU expira na data designada, ou seja, em 18 de outubro deste ano.
Em relação a ideia dos três países europeus de estender a resolução, Araghchi disse que a decisão sobre isso será tomada pelos membros do Conselho de Segurança da ONU.
Do primeiro plano à esquerda, o embaixador iraniano na Rússia, Kazem Jalali, e o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, participam da abertura do livro de condolências na Embaixada da República Islâmica do Irã após a morte do presidente iraniano Ebrahim Raisi, em Moscou, Rússia, 19 de maio de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 18.07.2025
Panorama internacional
Tratado de parceria estratégica entre Irã e Rússia entra em vigor, afirma embaixador à Sputnik
Os ministros, segundo o comunicado, também concordaram em continuar as consultas em vários níveis.
Reino Unido, França e Alemanha enviaram anteriormente uma carta à ONU, declarando que estavam prontos para renovar as sanções contra o Irã caso Teerã não concordasse com o acordo nuclear até o final de agosto.
Ao mesmo tempo, em troca da retomada das negociações sobre o acordo nuclear iraniano, foi apresentada uma proposta para estender a implementação de uma série de disposições da Resolução 2231 do Conselho de Segurança da ONU, que aprovou o acordo nuclear iraniano de 2015.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала