- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Turquia deve romper as correntes que a ligam ao Ocidente e aderir ao BRICS, diz analista

© Sergey Bobylev / Photohost agency brics-russia2024.ru / Acessar o banco de imagensFotografia conjunta de representantes estatais presentes na 16ª Cúpula do BRICS, em Kazan, na Rússia
Fotografia conjunta de representantes estatais presentes na 16ª Cúpula do BRICS, em Kazan, na Rússia - Sputnik Brasil, 1920, 26.08.2025
Nos siga no
A Turquia deve romper as últimas correntes que a ligam ao Ocidente em colapso e tomar seu lugar no BRICS, disse à Sputnik o analista político turco Serhat Latifoglu.
O presidente dos EUA, Donald Trump, expressou anteriormente a opinião de que o BRICS está supostamente perdendo sua influência, com o líder americano observando que a associação tentou desafiar o papel dominante do dólar na arena mundial.

"Cada passo dos EUA colide com uma parede e volta para trás; o mundo ocidental está se desmoronando rapidamente. A Turquia independente deve quebrar as últimas correntes que a ligam ao Ocidente e tomar seu lugar no BRICS, que criou um sistema econômico justo para os povos oprimidos. Cada dia gasto é uma perda de tempo, uma oportunidade perdida", disse o analista.

Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov (à esquerda), e seu homólogo brasileiro, Mauro Vieira (à direita), durante reunião do BRICS às margens da Assembleia Geral da ONU, em 20 de setembro de 2023  - Sputnik Brasil, 1920, 19.08.2025
Panorama internacional
Lavrov e Mauro Vieira discutem BRICS e papel do Brasil na ONU
De acordo com ele, desde que assumiu o cargo, Trump não sai da agenda por causa de suas tarifas de importação e declarações ambiciosas.
"O enorme déficit orçamentário dos EUA e a falta de vontade do capital estrangeiro de emprestar aos EUA no mesmo montante incentivaram Trump a impor tarifas de importação. Em primeiro lugar, Trump se concentrou principalmente em países com os quais os EUA têm um déficit comercial. Depois ele começou a implementar a estratégia em relação aos países do BRICS. O objetivo era mostrar que a adesão ao BRICS tem 'seu preço' e forçar esses países a se submeterem", disse o especialista.
A Turquia recebeu um convite para se tornar país-parceiro do BRICS, disse anteriormente o ministro turco do Comércio, Omer Bolat, em entrevista à TVnet.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала