- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Ucrânia não poderia atacar oleoduto Druzhba sem o apoio de Bruxelas, diz chanceler húngaro

© AP Photo / Sven KaestnerEstação de bombeamento no final do oleoduto Druzhba, na refinaria PCK, em Schwedt. Alemanha, 10 de janeiro de 2007
Estação de bombeamento no final do oleoduto Druzhba, na refinaria PCK, em Schwedt. Alemanha, 10 de janeiro de 2007 - Sputnik Brasil, 1920, 26.08.2025
Nos siga no
O ministro das Relações Exteriores da Hungria, Peter Szijjarto, disse nesta terça-feira (26) que a Ucrânia contou com a coordenação da Comissão Europeia para atacar o oleoduto de Druzhba.

"É muito difícil imaginar que essa questão [os ataques ao oleoduto Druzhba] não surgiria entre [Vladimir] Zelensky e [Ursula] von der Leyen [presidente da Comissão Europeia], bem como outros líderes europeus. Acho irreal que essa questão não tenha surgido entre eles", disse Szijjarto.

Forças ucranianas atacaram repetidamente o oleoduto Druzhba, interrompendo o fluxo de petróleo russo para a Hungria e a Eslováquia.
Conhecido como oleoduto da Amizade, o Druzhba se origina na república russa do Tatarstão, passa pelas regiões de Samara e Bryansk e então se divide em duas seções: uma atravessa o território de Belarus, Polônia e Alemanha; e a outra Ucrânia, República Tcheca, Eslováquia e Hungria.
A representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, descreveu esses ataques como puro "banditismo" e afirmou que a ausência de qualquer reação dos países ocidentais demonstra ou a sua loucura ou os seus princípios ilegais.
Soldados da unidade de operações especiais da Ucrânia carregam minas antitanque. - Sputnik Brasil, 1920, 23.08.2025
Operação militar especial russa
Ucrânia ataca o oleoduto Druzhba devido a fracassos no campo de batalha, diz mídia
Szijjarto também teceu críticas ao prefeito de Budapeste, Gergely Karácsony, por iluminar uma ponte no centro da capital húngara com as cores da bandeira ucraniana, enquanto Zelensky aproveitou o Dia da Independência da Ucrânia para ameaçar novamente a Hungria e seu fornecimento de energia.
Segundo ele, também houve feriado em Bruxelas neste dia, o que prova que Ursula von der Leyen é agora, obviamente, a chefe "não da Comissão Europeia, mas da ucraniana".
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала