- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Senado aprova projeto contra adultização de crianças nas redes sociais; medida vai a sanção

© Carlos Moura/Agência SenadoPlenário do Senado durante votação de projeto de lei contra adultização de crianças nas redes sociais. Brasília (DF), 27 de agosto de 2025
Plenário do Senado durante votação de projeto de lei contra adultização de crianças nas redes sociais. Brasília (DF), 27 de agosto de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 27.08.2025
Nos siga no
O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (27) o projeto de lei que combate a chamada adultização de crianças e adolescentes nas redes sociais, prática que ganhou destaque no debate público após a repercussão de um vídeo do influenciador Felca, que denunciou a produção de conteúdos que sexualizam menores de idade nas plataformas digitais.
O texto, de autoria do senador Alessandro Vieira (MDB-SE), já tinha sido aprovado na Casa, mas retornou após a Câmara modificar partes da proposta. Agora ela segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Durante a votação, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), usou um adesivo com os dizeres "criança é prioridade", gesto repetido por senadores de diferentes partidos.
Apenas Eduardo Girão (Novo-CE), Carlos Portinho (PL-RJ) e Luis Carlos Heinze (PP-RS) se posicionaram contra na votação simbólica. Veja abaixo as principais mudanças trazidas pela nova legislação:
Plataformas devem adotar medidas para proteger crianças e adolescentes de conteúdos ilegais ou impróprios;
Exigência de mecanismos confiáveis para verificação de idade (até 16 anos);
Regras para supervisão parental, publicidade, coleta de dados e jogos eletrônicos;
Criação de uma autoridade nacional autônoma para fiscalizar e aplicar sanções;
Penalidades incluem advertência e multas de até R$ 50 mil;
Somente responsáveis legais, vítimas, o Ministério Público e entidades que defendem os direitos de crianças e adolescentes podem denunciar conteúdos.
Jabuticaba Sem Caroço #721 - Sputnik Brasil, 1920, 19.08.2025
Jabuticaba Sem Caroço
Adultização: das redes para a legislação brasileira
"O que a gente está fazendo é justamente ouvir a sociedade, identificar seus principais problemas. E hoje, no mundo inteiro, o ambiente digital é um problema. É um problema especial principalmente para esse público sensível, que são as crianças e adolescentes", declarou Vieira.
Mais cedo, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) também aprovou um projeto que acaba com a possibilidade de fiança para crimes relacionados à pedofilia. O texto segue para a Câmara dos Deputados, a não ser que haja recurso para votação no plenário.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала