- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Proposta de diálogo militar dos EUA esbarra em silêncio de Pequim, relata mídia

© AP Photo / Omar HavanaO secretário de Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth, ouve as declarações de abertura durante uma reunião do grupo de contato de defesa da Ucrânia na sede da OTAN em Bruxelas, 12 de fevereiro de 2025
O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth, ouve as declarações de abertura durante uma reunião do grupo de contato de defesa da Ucrânia na sede da OTAN em Bruxelas, 12 de fevereiro de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 29.08.2025
Nos siga no
O secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, propôs uma ligação com seu homólogo chinês após o desfile militar de 3 de setembro em Pequim, marcando os 80 anos do fim da Segunda Guerra.
A proposta da conversa visa retomar o diálogo militar de alto nível entre as duas potências, mas até o momento a China não respondeu oficialmente, segundo a Nikkei Asia.
Se confirmada, essa será a primeira conversa militar direta entre EUA e China no segundo mandato do presidente Donald Trump. No entanto, fontes americanas e chinesas afirmam que Pequim hesita, especialmente após o discurso de Hegseth em maio, no Diálogo de Shangri-La, onde classificou a China como uma "ameaça real e possivelmente iminente", embora tenha dito também: "Não instigaremos nem buscaremos subjugar ou humilhar."
Fragata de mísseis da classe Constellation da Marinha dos EUA - Sputnik Brasil, 1920, 25.08.2025
Panorama internacional
China contesta legalidade da 'liberdade de navegação' dos EUA em novo relatório jurídico, diz mídia
Outro ponto de impasse é sobre quem deve participar da conversa. Os EUA preferem falar com o general Zhang Youxia, vice-presidente do Conselho Militar Central e figura próxima de Xi Jinping. Já a China indica o ministro da Defesa, Dong Jun, que, embora ocupe um cargo formal, não tem autoridade plena sobre o Exército e está fora do núcleo de decisão do Partido Comunista.
Além da chamada telefônica, o Pentágono considera enviar representantes ao Fórum de Xiangshan, principal conferência de segurança da China, prevista para 17 a 19 de setembro. O fórum é visto como uma alternativa chinesa ao Diálogo de Shangri-La e tem foco em aproximar Pequim de países do Sul Global.
O Shandong e o Liaoning navegam lado a lado durante os exercícios no mar do Sul da China - Sputnik Brasil, 1920, 08.05.2025
Panorama internacional
Chancelaria chinesa insta EUA a parar de minar a paz no mar do Sul da China

"Eles tentam usar o Fórum de Xiangshan para melhorar sua imagem, especialmente no Sul Global," criticou Michael Chase, ex-subsecretário adjunto de Defesa dos EUA, que participou da edição anterior do fórum.

A participação americana ainda é incerta. Apenas adidos militares dos EUA em Pequim confirmaram presença. O envio de figuras políticas como Alvaro Smith, subsecretário adjunto para China, Taiwan e Mongólia, ainda está em debate dentro do Departamento de Defesa.
Apesar da falta de consenso, retomar o diálogo militar é visto como um passo para reduzir tensões e preparar terreno para um possível encontro entre Trump e Xi até o início de 2026.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала