- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Exportações de café têm queda de 17,5% após tarifas dos EUA; país deixa de ser maior comprador

© AP Photo / Aijaz RahiGrãos de café torrado são exibidos em uma loja premium do Cafe Coffee Day em Bangalore, Índia, 31 de janeiro de 2012
Grãos de café torrado são exibidos em uma loja premium do Cafe Coffee Day em Bangalore, Índia, 31 de janeiro de 2012 - Sputnik Brasil, 1920, 09.09.2025
Nos siga no
Dados do Conselho dos Exportadores de Café (Cecafé) divulgadas nesta terça-feira (9) mostraram que a retração em agosto ocorreu diante do impacto das tarifas de importação de 50% impostas pelos Estados Unidos sobre a maioria dos produtos brasileiros. Maior produtor e exportador mundial do grão, Brasil atendia quase um terço do mercado do país.
Segundo o relatório de agosto, o país embarcou 3.144.422 sacos de 60 quilos, abaixo dos 3.813.000 sacos registrados no mesmo período de 2024. A medida do governo Trump contra a economia brasileira ocorre diante da oposição ao julgamento por tentativa de golpe enfrentado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), aliado político do republicano e atualmente em prisão domiciliar.
A entidade apontou que os Estados Unidos deixaram de ser o maior comprador de café do país e passou a ocupar a segunda oposição, com 301 mil sacos importados. Contudo, o valor se refere às negociações realizadas antes da entrada em vigor do tarifaço e ainda representa uma queda de 46% na comparação com o mesmo mês do ano passado.
um cliente sai de uma agência dos Correios dos EUA e sob um banner anunciando uma vaga de emprego, em Seattle, EUA - Sputnik Brasil, 1920, 06.09.2025
Panorama internacional
Efeito tarifaço: 88 países suspendem serviços postais com EUA e tráfego cae em 80%, diz ONU
A Cecafé pontuou ainda que o aumento abrupto de tarifas desorganizou o mercado e abriu espaço para especulações, afetando inclusive o mercado interno norte-americano, já que não há países com produção capaz de suprir "a ausência do Brasil".
Com o início da medida em 7 de agosto, o preço do café arábica na Bolsa de Nova York subiu 29,7%. No acumulado de janeiro a agosto, o Brasil exportou 25,323 milhões de sacos, uma redução de 20,9% frente ao mesmo período de 2024.
Apesar do menor volume, a receita atingiu um recorde de US$ 9,668 bilhões (R$ 52,5 bilhões), impulsionada pela alta dos preços internacionais, segundo a entidade.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала