- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Subsecretário dos EUA promete manter 'medidas cabíveis' contra Moraes e critica abusos de autoridade

© Foto / Rosinei Coutinho / STF Ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes durante sessão plenária em setembro de 2025
Ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes durante sessão plenária em setembro de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 08.09.2025
Nos siga no
O subsecretário de Diplomacia Pública do governo de Donald Trump, Darren Beattie, usou o feriado de 7 de setembro, no qual o Brasil comemora a independência, para afirmar o compromisso da Casa Branca com o "o povo brasileiro que busca preservar os valores da liberdade e da justiça".
Em publicação nas suas redes sociais nesta segunda-feira (8), Beattie afirmou que os Estados Unidos seguirão adotando "medidas cabíveis" contra o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes e "indivíduos cujos abusos de autoridade têm minado liberdades fundamentais".
"Ontem marcou o 203º Dia da Independência do Brasil. Foi um lembrete do nosso compromisso de apoiar o povo brasileiro que busca preservar os valores da liberdade e da justiça. Para o ministro Alexandre de Moraes e os indivíduos cujos abusos de autoridade têm minado essas liberdades fundamentais — continuaremos a tomar as medidas cabíveis", escreveu em seu perfil no X.
Na última semana, o Departamento do Tesouro dos EUA procurou cinco instituições financeiras brasileiras para questionar sobre a aplicação da Lei Magnistky contra Moraes. A notificação foi enviada na terça-feira (2) para Banco do Brasil, Bradesco, BTG Pactual, Itaú e Santander.
Em 30 de julho, os Estados Unidos anunciaram diversas medidas contra o ministro, que é acusado de censura, detenção arbitrária e perseguição política em meio ao processo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Anteriormente, Moraes teve o visto de entrada em território estadunidense revogado.
Já no último mês, o ministro chegou a afirmar que as instituições financeiras brasileiras podem ser punidas se bloquearem ativos a mando do governo dos Estados Unidos. Em entrevista à agência Reuters, Moraes disse que os bancos e as instituições que estão no país não podem aplicar internamente ordens de bloqueio, como as oriundas da Lei Magnitsky.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала