- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Moraes tem cartão bloqueado após sanções e Embaixada dos EUA mandam novo recado

© Foto / Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência BrasilO ministro do STF, Alexandre de Moraes, participa do seminário "A necessidade de regulamentar as redes sociais e o papel das plataformas na economia digital", em 14 de agosto de 2024
O ministro do STF, Alexandre de Moraes, participa do seminário A necessidade de regulamentar as redes sociais e o papel das plataformas na economia digital, em 14 de agosto de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 20.08.2025
Nos siga no
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes teve um cartão de bandeira norte-americana bloqueado por ao menos um banco no Brasil, depois da imposição de sanções financeiras pelo governo dos Estados Unidos, segundo informações da Folha de S.Paulo, divulgadas nesta quarta-feira (20).
Como alternativa, a instituição ofereceu a Moraes um cartão Elo, de bandeira brasileira, para que ele siga fazendo pagamentos no país apesar das restrições, de acordo com a publicação.
Moraes é o relator do inquérito da trama golpista que tem o ex-presidente Jair Bolsonaro como réu.
Em 30 de julho, os Estados Unidos anunciaram sanções contra Moraes, acusando-o de censura, detenções arbitrárias e perseguição política. Moraes já havia tido seu visto para entrar no país revogado.
Moraes disse nesta manhã que as instituições financeiras brasileiras podem ser punidas se bloquearem ativos a mando do governo dos Estados Unidos. Em entrevista à agência Reuters, Moraes disse que os bancos e as instituições que estão no país não podem aplicar internamente ordens de bloqueio, como as oriundas da Lei Magnitsky.
Em publicação no X, a Embaixada dos Estados Unidos republicou os comentários do vice-secretário de Estado dos EUA, Christopher Landau, sobre as decisões do STF nesta quarta-feira.

"Enquanto o presidente Trump estiver no comando, pessoas e empresas sob a jurisdição dos EUA têm a garantia de que nenhum governo estrangeiro será autorizado a censurar a liberdade de expressão das pessoas e das empresas sob a jurisdição dos EUA em solo americano. Nenhum juiz brasileiro, nem qualquer outro tribunal estrangeiro, tem poder para anular a Primeira Emenda. Ponto final."

Nesta noite de quarta-feira, Bolsonaro e o filho e deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) foram indiciados pela Polícia Federal por tentativa de obstrução de Justiça no processo que investiga a tentativa de golpe de Estado.
Eduardo Bolsonaro segue licenciado do mandato de deputado federal nos EUA e Jair Bolsonaro está mantido em prisão domiciliar desde o início do mês.
Sessão solene de abertura do ano judiciário na sede do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília (DF), em 3 de fevereiro de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 14.08.2025
Notícias do Brasil
Pesquisa aponta que Alexandre de Moraes é o ministro do STF com melhor imagem entre brasileiros
O governo de Luiz Inácio Lula da Silva avalia acionar a Justiça norte-americana em defesa do ministro Alexandre de Moraes. Uma das possibilidades é contratar um escritório nos EUA para representá-lo diretamente e apresentar uma tese sobre a soberania das instituições brasileiras.
Esta é a primeira vez que a Lei Magnitsky é usada contra um brasileiro. A medida, publicada pelo Tesouro dos EUA, determina o congelamento de ativos que Moraes porventura possua no país norte-americano e impede transações financeiras com instituições como Mastercard e Visa.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала