- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Irã chega a acordo com a AIEA para retomar cooperação nuclear

© AP Photo / Khaled ElfiqiO ministro das Relações Exteriores do Egito, Badr Abdelatty (centro), encontra-se com seu homólogo iraniano, Abbas Araghchi (à esq.), e o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi (à dir.), no Palácio Tahrir, no Cairo, Egito, em 9 de setembro de 2025
O ministro das Relações Exteriores do Egito, Badr Abdelatty (centro), encontra-se com seu homólogo iraniano, Abbas Araghchi (à esq.), e o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi (à dir.), no Palácio Tahrir, no Cairo, Egito, em 9 de setembro de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 09.09.2025
Nos siga no
O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, anunciou nesta terça-feira (9) que o país chegou a um acordo com a AIEA (Agência Internacional de Energia Nuclear) para retomar a cooperação nuclear com a agência, rompido desde os ataques de Estados Unidos e Israel, em julho.
O acordo entre o Irã e a AIEA leva em consideração as demandas de ambos os lados em questões de segurança, disse Araghchi, acrescentando que o Irã demonstrou boa vontade ao retomar a cooperação com a AIEA.
"A cooperação não é uma via de mão única. A AIEA também tem certas obrigações em relação aos compromissos do Irã, e esperamos que ela as cumpra integralmente e mantenha sua imparcialidade, independência e profissionalismo", disse Araghchi.
O afastamento do Irã e da AIEA aconteceu após Teerã descobrir que Israel teve acesso a plantas das instalações iranianas, em uma grave falha de segurança que poderia ter aniquilado o programa nuclear do país.
O presidente iraniano Masoud Pezeshkian, então, emitiu um decreto suspendendo a cooperação do Irã com a AIEA. Em seguida, Araghchi afirmou que os canais de cooperação permaneceriam abertos.
Durante discurso nesta terça-feira, o chanceler reforçou não ser possível, à época dos ataques estrangeiros, manter o acordo e exigiu que Estados Unidos e Israel sejam responsabilizados pelas ações, classificadas pelo chanceler como "atos criminosos" os quais "o povo iraniano jamais esquecerá".
"A mensagem é clara: o Irã jamais comprometerá sua soberania, seus direitos ou sua segurança. Ao mesmo tempo, o Irã demonstra contenção e responsabilidade ao chegar a um acordo com a Agência para permitir a cooperação contínua, apesar de suas ações ilegais."
O presidente da AIEA, Rafael Grossi, usou as redes sociais para confirmar o acordo com o Irã, sem revelar os termos deste novo tratado entre Teerã e a agência da ONU.
"Hoje, no Cairo, concordamos com o Ministro das Relações Exteriores do Irã, Araghchi, sobre as modalidades práticas para retomar as atividades de inspeção no Irã. Este é um passo importante na direção certa."
Modelo de míssil é carregado por manifestantes iranianos durante ato público anti-israelense na praça Felestin (Palestina). Teerã, Irã, 15 de abril de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 01.09.2025
Panorama internacional
Rússia, Irã e China pedem à ONU que retomada de sanções contra Teerã sejam impedidas

Egito e Irã se aproximam

O afastamento das últimas décadas entre Egito e Irã diminui cada vez mais. O acordo de hoje entre AIEA e Teerã foi assinado no Cairo, junto do ministro das Relações Exteriores egípcio, Badr Abdelatty. A capital já havia sido visitada por Araghci no início de junho.

"Como duas potências poderosas na região, com uma cultura e civilização ricas, o Irã e o Egito compartilham a responsabilidade de manter a paz, a estabilidade e a tranquilidade na região", disse o chanceler, à época, nas redes sociais.

Os países partiram relações durante a Revolução Islâmica iraniana, no fim da década de 1970. Enquanto o xá Reza Pahlavi foi expulso do Irã, o Egito recebeu o monarca e, nos anos seguintes, colaborou com o Iraque de Saddam Hussein na guerra Irã-Iraque.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала