- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Rússia e Irã assinam memorando para construção de usinas nucleares de baixa potência

© Sputnik / Maksim Blinov / Acessar o banco de imagensUma bandeira nacional russa e bandeiras com o logotipo da Rosatom tremulam no canteiro de obras de uma torre de resfriamento na usina nuclear de Kursk II, perto da vila de Makarovka, nos arredores de Kurchatov, região de Kursk, Rússia
Uma bandeira nacional russa e bandeiras com o logotipo da Rosatom tremulam no canteiro de obras de uma torre de resfriamento na usina nuclear de Kursk II, perto da vila de Makarovka, nos arredores de Kurchatov, região de Kursk, Rússia - Sputnik Brasil, 1920, 25.09.2025
Nos siga no
Rússia e Irã assinaram um memorando de entendimento para cooperar na construção de usinas nucleares de pequenos reatores modulares em território iraniano, informou a estatal russa Rosatom.
O documento foi assinado na quarta-feira (24) em Moscou, durante uma reunião entre o CEO da Rosatom, Aleksei Likhachev, e o vice-presidente do Irã e chefe da Organização de Energia Atômica do Irã, Mohammad Eslami.
"Os chefes das delegações de ambos os países assinaram um memorando de entendimento sobre cooperação na construção de usinas nucleares de baixa potência no território da República Islâmica do Irã. O documento prevê medidas concretas para implementar este projeto estratégico no Irã", disse a Rosatom.
A primeira usina nuclear flutuante do mundo, Akademik Lomonosov - Sputnik Brasil, 1920, 28.06.2024
Notícias do Brasil
Pequenos reatores nucleares na Amazônia: tecnologia russa ajuda o Brasil na transição energética?
A reunião ocorreu como parte da visita da delegação iraniana a Moscou para participar da Semana Atômica Mundial, que acontecerá de 25 a 28 de setembro.
O maior projeto nuclear fruto da parceria entre Moscou e Teerã até o momento é a usina nuclear de Bushehr. Sua primeira unidade, com capacidade de 1.000 megawatts (MW), foi conectada à rede elétrica nacional pela primeira vez em 2011. A construção da segunda fase — unidades II e III, com capacidade combinada de 2.100 MW — começou em 2016 e tem duração prevista de 10 anos.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала