- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Hungria tem direito de dizer que a UE não se expandirá em direção à Ucrânia, afirma Orbán

© AP Photo / Geert Vanden WijngaertO primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, chega para uma cúpula da União Europeia (UE) no Palácio Egmont, em Bruxelas, 3 de fevereiro de 2025
O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, chega para uma cúpula da União Europeia (UE) no Palácio Egmont, em Bruxelas, 3 de fevereiro de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 04.10.2025
Nos siga no
A Hungria tem o direito de afirmar que não quer estar na mesma união que a Ucrânia e de dizer que a União Europeia não se expandirá em direção ao país, mesmo que quase todos os outros Estados-membros sejam favoráveis à adesão de Kiev. A declaração foi feita neste sábado (4) pelo primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán.

"Cerca de 24 países querem, ou pelo menos dizem querer, que a Ucrânia entre na União Europeia. A questão é: se os húngaros têm o direito de não querer fazer parte da UE com os ucranianos. Acho que temos esse direito porque somos membros, e eles não. Não queremos fazer parte de uma união com os ucranianos", afirmou Orbán ao portal húngaro Hetek.

A união, especificou Orbán, vale tanto para a UE quanto para a aliança militar da OTAN. "Nem militarmente na OTAN, nem economicamente na UE. E temos o direito de não querer fazer parte de uma união com eles e de dizer que a UE não se expandirá em direção à Ucrânia."
Segundo o premiê, mesmo que a maioria dos países europeus decida se envolver em uma guerra, a Hungria terá "as oportunidades, a capacidade, a força e o conhecimento para não participar de um conflito em escalada".
Peter Szijjarto, ministro das Relações Exteriores da Hungria, durante coletiva de imprensa com Nikola Selakovic, seu homólogo sérvio, em Belgrado, Sérvia, em 7 de fevereiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 26.09.2025
Panorama internacional
Chanceler da Hungria diz que Zelensky está ficando louco por causa da 'hungarofobia'
Orbán também declarou que continuará a agir isoladamente contra decisões do bloco que contrariem os interesses nacionais da Hungria, vetando propostas “enquanto tiver forças para isso".
"Não posso impedir franceses ou alemães de enviarem armas à Ucrânia, mas posso impedir que a União Europeia o faça e arraste a Hungria para uma operação desse tipo, porque temos esse direito", destacou.
Em junho, o primeiro-ministro afirmou que a UE não tem condições de vencer o conflito na Ucrânia e alertou que o bloco poderá ter "um Afeganistão como vizinho" se não houver uma solução diplomática. Ele tem reiterado que a paz só poderá ser alcançada por meio de negociações diretas entre Rússia e Estados Unidos e que a Europa perdeu sua chance de mediar ao não aplicar os Acordos de Minsk.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала