- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Rússia é um dos maiores produtores de tanques no mundo testados em combate, diz relatório

© Sputnik / Cyril Braga / Acessar o banco de imagensMilitares russos inspecionam blindados durante competição de biatlo de tanques no polígono de Prudboi, na região russa de Volgogrado
Militares russos inspecionam blindados durante competição de biatlo de tanques no polígono de Prudboi, na região russa de Volgogrado - Sputnik Brasil, 1920, 09.10.2025
Nos siga no
A Rússia está entre os três maiores fabricantes e exportadores de tanques do mundo, ao lado da China e dos EUA, mas tem uma vantagem indiscutível: os tanques russos foram testados em combate, indica o relatório do Centro de Análise do Comércio Mundial de Armas (CAWAT, na sigla em inglês).
De acordo com o texto do relatório, intitulado "Mercado mundial de veículos blindados: favoritos e outsiders", o fato de os tanques russos estarem sendo testados em condições reais de combate na Ucrânia dá ao país produtor uma vantagem inegável.

"Junto com a China e os EUA, a Rússia integra o grupo das maiores potências fornecedoras e operadoras de veículos blindados. No entanto, o armamento russo passa por uma verificação muito mais rigorosa em condições reais de combate, o que contribui para seu constante aperfeiçoamento", afirma o documento.

Segundo o relatório, a experiência adquirida durante mais de três anos de operações militares na Ucrânia levou a "numerosas modernizações" de modelos antigos e atuais, incluindo os T-62B, T-72B3/M, T-80BVM e T-90M, além de versões em série do T-90.
Teste do tanque T-80BVM após os reparos. - Sputnik Brasil, 1920, 14.09.2025
Operação militar especial russa
Rússia produz chassis de tanque T-80 para o Ártico que estão em alta demanda
No mercado internacional, o destaque vai para a linha de tanques fabricada pela empresa Uralvagonzavod, considerada a mais popular do século XXI. Além das exportações diretas para países como Vietnã, Iraque, Argélia e Azerbaijão, há também produção licenciada em outras nações — no Irã, com o T-72S, e na Índia, com o T-90S Bhishma.
Durante a feira internacional IDEX 2025, o tanque T-90MS chamou atenção por suas melhorias na defesa contra drones kamikaze, modernos mísseis antitanque e granadas propulsadas por foguete.

"A máquina está totalmente adaptada às novas ameaças antitanque, capaz de resistir a diversos tipos de ataque. É tão fácil de ser reparada que pode retornar várias vezes ao campo de batalha sem perda de capacidade", declarou o diretor da Rostec, Sergei Chemezov, citado no relatório.

Os especialistas do Centro de Análise do Comércio Mundial de Armas destacam que praticamente toda a linha de blindados russos está disponível para exportação.
Segundo o relatório, os países que escolhem a Rússia garantem armas de alto nível, testadas em combate real.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала