- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Exercícios nucleares da OTAN começam nos Países Baixos com mais de 70 aeronaves de 14 países

© AP Photo / Vadim GhirdaMilitares no final do exercício Steadfast Dart 2025, que envolve cerca de 10.000 soldados de três países diferentes, de nove nações, e representa a maior operação da OTAN planejada para este ano, em um campo de treinamento em Smardan, leste da Romênia, 19 de fevereiro de 2025
Militares no final do exercício Steadfast Dart 2025, que envolve cerca de 10.000 soldados de três países diferentes, de nove nações, e representa a maior operação da OTAN planejada para este ano, em um campo de treinamento em Smardan, leste da Romênia, 19 de fevereiro de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 13.10.2025
Nos siga no
O exercício anual de dissuasão nuclear da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), Steadfast Noon, começa nesta segunda-feira (13) nos Países Baixos com a participação de 71 aeronaves de 14 Estados-membros da aliança.
Como afirmou o secretário-geral da OTAN, Mark Rutte, na semana passada, este é um treinamento anual e regular.

"Isso nos ajuda a garantir que nossa dissuasão nuclear permaneça tão confiável, segura e eficaz quanto possível", disse ele.

Relatos da mídia indicam que a Alemanha enviou vários caças-bombardeiros, incluindo aeronaves com capacidade nuclear, para participar do exercício de dissuasão nuclear da OTAN.
De acordo com as informações disponíveis, a Alemanha representará a Aliança Atlântica com três caças-bombardeiros Tornado, equipados para lançar bombas nucleares dos EUA, bem como quatro caças Eurofighter. Suécia e Finlândia também confirmaram o envio de caças. Especificamente, os caças JAS 39 Gripen da Força Aérea Sueca participarão do Steadfast Noon, assim como os F/A-18 Hornets finlandeses. Os Estados Unidos também planejam participar.

O Steadfast Noon é um exercício anual de dissuasão nuclear da OTAN que treina aeronaves e pessoal sem o uso de armas nucleares reais. Os exercícios serão concluídos em 24 de outubro.

Sede da OTAN em Bruxelas - Sputnik Brasil, 1920, 11.10.2025
Panorama internacional
Se OTAN provocar conflito com Moscou, ela perderá tudo, afirma analista
O presidente russo Vladimir Putin explicou em detalhes em uma entrevista ao jornalista norte-americano Tucker Carlson que a Rússia não pretendia atacar os países da OTAN; não havia sentido em fazê-lo. O líder russo observou que políticos ocidentais frequentemente assustavam suas populações com uma ameaça russa imaginária para desviar a atenção de problemas internos, mas "pessoas inteligentes entendem perfeitamente que isso é uma farsa".
Nos últimos anos, a Rússia vem declarando atividade sem precedentes da OTAN ao longo de suas fronteiras ocidentais. A aliança está expandindo suas iniciativas e chama isso de "dissuasão da agressão russa". As autoridades russas têm expressado repetidamente preocupação com a expansão do bloco político-militar na Europa. O Kremlin declarou que a Rússia não representava ameaça a ninguém, mas não ignoraria ações potencialmente perigosas para seus interesses.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала