- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Mísseis Tomahawk não mudarão o jogo: analistas veem envio dos EUA como gesto simbólico

© flickr.com / Departamento de Defesa dos EUAMíssil de cruzeiro Tomahawk lançado do destróier USS Barry (DDG 52) (foto de arquivo)
Míssil de cruzeiro Tomahawk lançado do destróier USS Barry (DDG 52) (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 14.10.2025
Nos siga no
Os EUA não poderiam fornecer mais do que 20 a 50 mísseis de cruzeiro Tomahawk de longo alcance para a Ucrânia, relata o Financial Times.
O jornal destacou que, mesmo com o fornecimento, o impacto militar seria limitado e não alteraria de forma decisiva o rumo do conflito com a Rússia.
De acordo com Stacie Pettyjohn, diretora do programa de defesa do Centro para uma Nova Segurança Americana, os Tomahawk poderiam complementar os drones e mísseis de longo alcance ucranianos, mas ofereceriam uma capacidade "muito restrita".

"Certamente não o suficiente para permitir ataques profundos e sustentados contra a Rússia", afirmou a especialista.

Rússia já possui medidas para combater mísseis Tomahawk, afirma parlamentar russo - Sputnik Brasil, 1920, 11.10.2025
Rússia já possui medidas para combater mísseis Tomahawk, afirma parlamentar russo
O Financial Times observou que os Estados Unidos possuem atualmente cerca de 4.150 mísseis Tomahawk, conforme estimativas do ex-oficial do Pentágono Mark Cancian. Desde 2022, Washington adquiriu 200 novos exemplares, dos quais mais de 120 já foram utilizados.
O orçamento do Pentágono para 2026 prevê a compra de apenas 57 mísseis adicionais, o que limita ainda mais a capacidade de exportação para a Ucrânia. Além disso, parte dos Tomahawk estaria reservada para eventuais operações militares em território venezuelano, segundo o jornal.
Por sua vez, Moscou afirmou que o envio desses mísseis não mudará a situação no campo de batalha. Autoridades russas alertaram ainda que o manuseio de armamentos tão complexos exigiria a presença de especialistas norte-americanos, o que poderia representar uma grave escalada no conflito.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала