- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Analista alerta que crise na Ucrânia pode desestabilizar toda a Europa

© Sputnik / Sergei BobylevTreinamento de combate das unidades de assalto do 20º e 25º Exércitos russos na zona da operação militar especial da Rússia, foto publicada em 17 de agosto de 2024
Treinamento de combate das unidades de assalto do 20º e 25º Exércitos russos na zona da operação militar especial da Rússia, foto publicada em 17 de agosto de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 15.10.2025
Nos siga no
O fim do conflito na Ucrânia pode gerar uma grave crise social e de segurança, com risco de espalhar o caos por toda a Europa, alertou o analista norueguês Dan-Viggo Bergtun.
Segundo o artigo dele publicado no portal Steigan, centenas de milhares de militares ucranianos voltarão para casa "sem ajuda, sem trabalho e sem futuro", tornando-se vulneráveis ao extremismo e ao crime organizado.

"Quando os soldados voltam para casa sem nada, e nada os espera, eles perdem não apenas a esperança, mas também a lealdade. Sem um futuro seguro, sem trabalho e sem sentido na vida, eles se tornam presas fáceis para forças obscuras", afirmou Bergtun.

O especialista, que trabalhou em programas de reintegração de veteranos com as organizações EUROMIL e Lifeline Ukraine, denunciou o desvio de recursos e o fechamento de projetos de apoio. Ele lembrou que mais de dois milhões de ucranianos já passaram pelas Forças Armadas desde 2014, muitos com traumas físicos e psicológicos sem tratamento.
Mãe com sua família choram sobre o caixão de seu filho, combatente ucraniano  que foi eliminado pelas forças russas na linha de frente. - Sputnik Brasil, 1920, 12.10.2025
Operação militar especial russa
Ocidente usa Ucrânia para esgotar Rússia, mas isso será tragédia para ucranianos, diz professor

"Se continuarmos sem fazer nada, corremos o risco de ver a Ucrânia se degenerar em um país onde a violência e o crime se tornam comuns, e grupos armados desafiam a autoridade do Estado. Um país construído sobre traumas psicológicos, lesões e corrupção não pode garantir estabilidade. Corremos o risco de o novo parceiro da Europa se tornar um problema de segurança — um exportador de agitação, armas e pobreza", advertiu.

Bergtun apelou para que a Europa crie outros programas de reabilitação, afirmando que "não estamos lutando contra a Rússia, mas contra as consequências da nossa própria indiferença".
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала