- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Barroso solicita sessão extraordinária no STF para retomar julgamento sobre aborto

© Foto / Victor Piemonte / STFO ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso durante sessão no plenário da Corte em outubro de 2025
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso durante sessão no plenário da Corte em outubro de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 17.10.2025
Nos siga no
O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu que seja convocada uma sessão extraordinária no plenário virtual da Corte para retomar o julgamento sobre a descriminalização do aborto. A decisão sobre a data caberá ao presidente do tribunal, Edson Fachin.
Barroso, que é favorável à descriminalização por considerar injusta a punição às mulheres, deve apresentar voto nesse sentido. O pedido ocorre às vésperas de sua aposentadoria antecipada, marcada para este sábado (18).
Na solicitação enviada a Fachin, o ministro alegou "excepcional urgência" para que o julgamento avance antes de sua saída do Supremo.
Caso corre em segredo de Justiça, por isso nenhum dos órgãos envolvidos, procurados pela reportagem, se posicionou sobre o tema - Sputnik Brasil, 1920, 12.07.2024
Notícias do Brasil
Goiás: CNJ é acionado em caso de menina que foi estuprada e teve acesso ao aborto legal negado

Relembre o caso

Conforme o jornal O Globo, o processo sobre o aborto foi apresentado pelo Psol, questionando duas tipificações criminais: a do aborto provocado pela própria gestante e a do provocado por terceiro, mas sem consentimento.
No documento, o partido argumenta que a interrupção da gravidez até a 12ª semana não deveria ser enquadrada como crime, uma vez que seria incompatível com o entendimento da Constituição.
Em 2018, a então relatora, Rosa Weber, convocou uma audiência pública sobre o tema. Mas só em 2023 a descriminalização do aborto foi à julgamento, com voto favorável da ministra, mas interrompido por Barroso.
Esse movimento teria sido coordenado entre os juristas. Barroso inclusive chegou a dizer publicamente ser favorável ao aborto nas condições indicadas, mas que, naquele momento, o debate não estava "maduro" o suficiente na sociedade.
Agora, com a aposentadoria antecipada, esse pode ser o último ato do ministro na Suprema Corte.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала