DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Geólogos descobrem nas profundezas a 1ª evidência de 'Terra primitiva' de 4,5 bilhões de anos

© Foto / NASA/JPL-Caltech/Peter RubinEsta concepção artística da grande Coroa de Quetzalpetlatl, localizada no hemisfério Sul de Vênus, retrata vulcanismo ativo e uma zona de subducção, onde a crosta em primeiro plano mergulha no interior do planeta
Esta concepção artística da grande Coroa de Quetzalpetlatl, localizada no hemisfério Sul de Vênus, retrata vulcanismo ativo e uma zona de subducção, onde a crosta em primeiro plano mergulha no interior do planeta - Sputnik Brasil, 1920, 17.10.2025
Nos siga no
Geólogos encontraram nas profundezas da Terra restos de um planeta primitivo com uma composição única de potássio. As amostras mostraram qual era a composição química da Terra antes do impacto do meteorito gigante que formou o planeta moderno.
Bilhões de anos atrás, a Terra tinha o aspecto completamente diferente. O seu antecessor, a proto-Terra, formou-se há cerca de 4,5 bilhões de anos a partir de uma nuvem de gás e poeira no Sistema Solar jovem. Naquela época, o planeta era rochoso, com uma superfície derretida e pouco semelhante ao mundo moderno. Dezenas de milhões de anos mais tarde, um meteoro gigante derreteu completamente o interior da Terra e remodelou a sua composição química. Acreditava-se que o material original da prototerra desapareceu irrevogavelmente.

Mas os geólogos do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) encontraram traços minúsculos, quase invisíveis de matéria primitiva nas antigas rochas da Groenlândia, Canadá e Havaí. A análise mostrou um desequilíbrio incomum de isótopos de potássio, especialmente o déficit de potássio-40, que é quase inexistente na Terra. Esta anomalia - como um grão de areia de outra cor em uma enorme pilha - sugere que parte da prototerra primária foi preservada nas profundezas do planeta.

Estrutura do núcleo da Terra em imagem criada pela NASA - Sputnik Brasil, 1920, 28.02.2025
Ciência e sociedade
Núcleo interno da Terra pode ter mudado de forma nas últimas décadas, sugere estudo
Para confirmar o achado, os cientistas compararam amostras com meteoritos formados em diferentes eras do Sistema Solar e modelaram como um impacto gigante e colisões subsequentes mudaram o teor de potássio-40. Descobriu-se que a Terra moderna recebeu mais potássio-40 após estes eventos, e as amostras encontradas refletem a composição química "original" do planeta.

Antigos "fragmentos" da Terra primitiva ajudam a entender como não só o nosso planeta, mas também planetas vizinhos do Sistema Solar foram criados.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала