DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Núcleo interno da Terra pode ter mudado de forma nas últimas décadas, sugere estudo

© Depositphotos.com / Rost9Estrutura do núcleo da Terra em imagem criada pela NASA
Estrutura do núcleo da Terra em imagem criada pela NASA - Sputnik Brasil, 1920, 28.02.2025
Nos siga no
Um estudo recente aponta que o núcleo interno da Terra, localizado a mais de 5.100 quilômetros de profundidade, pode ter mudado sua forma nas últimas duas décadas.
"O mais provável é que o fluxo no núcleo externo [composto por metal derretido, principalmente ferro e níquel] esteja agitando um pouco as partes mais externas do núcleo interno mudando a topografia", disse John Vidale, líder do estudo e sismólogo da Universidade Dornsife do Sul da Califórnia. Os resultados da descoberta foram publicados na revista Nature Geoscience.
Sabe-se que o núcleo interno gira a uma velocidade diferente do resto do planeta. Alguns estudos mostram que há algumas décadas o núcleo girava ligeiramente mais rápido, mas agora é mais lento, escreve Live Science.

"O mais provável é que o fluxo no núcleo externo esteja agitando um pouco a parte mais externa do núcleo interno e mudando a topografia", disse John Vidale.

Uma vez que o acesso direto ao núcleo é impossível, os cientistas analisam sua estrutura e movimento em ondas sísmicas que passam pela Terra.
Núcleo da Terra (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920, 14.02.2022
Ciência e sociedade
Nova tecnologia revela intrigantes detalhes sobre misterioso magma terrestre
Para medir o núcleo, cientistas usaram pares de terremotos que se originaram no mesmo local nas Ilhas Sandwich do Sul, no oceano Atlântico Sul, e que geraram ondas que viajaram através do núcleo antes de serem captadas por receptores na América do Sul e do Norte.
Usando 168 pares destes terremotos, os pesquisadores viram pouca mudança nas ondas que passaram pelo mesmo ponto do núcleo em momentos diferentes quando essas ondas viajaram para o interior do núcleo. Entretanto, eles detectaram mudanças nos mesmos pontos em ondas que apenas tocaram a superfície do núcleo, mostrando sua camada mais externa.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала