- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Ministério da Defesa da Colômbia apoia projeto que proíbe atividades de mercenários

© AP Photo / Evgeniy MaloletkaUm comandante da brigada ucraniana Dyadya Roma (Tio Roma) fala com seu camarada na linha de frente na região de Carcóvia, Ucrânia, 24 de dezembro de 2022
Um comandante da brigada ucraniana Dyadya Roma (Tio Roma) fala com seu camarada na linha de frente na região de Carcóvia, Ucrânia, 24 de dezembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 20.10.2025
Nos siga no
O país da América Latina é um dos principais procurados para atividades mercenárias em regiões em conflito no mundo. Recentemente, à Sputnik um deputado colombiano chegou a denunciar a tentativa de sabotagem da Ucrânia à tramitação da proposta.
O Ministério da Defesa da Colômbia manifestou apoio nesta segunda-feira (20) à proposta do país sul-americano de aderir à Convenção Internacional contra o Recrutamento, Uso, Financiamento e Treinamento de Mercenários, criada em 1989.
"Redes criminosas estão enganando colombianos, transformando-os em mercenários que lutam batalhas de outros em guerras de outros países — uma prática que leva a violações de direitos humanos e compromete a estabilidade internacional. Por isso, nós, do setor de defesa, buscamos a ratificação da convenção, o que nos permitirá combater de forma mais eficaz esse terrível mal", declarou em nota.
Veteranos colombianos que se juntaram às Forças Armadas ucranianas para combater a Rússia posam para uma foto perto de seu Humvee na linha de frente próximo da cidade de Liman, República Popular de Donetsk, 29 de janeiro de 2024. - Sputnik Brasil, 1920, 25.09.2025
Operação militar especial russa
Há mais mercenários defendendo 'regime nazista' do que soldados ucranianos, diz ex-deputado de Kiev
A proibição das atividades mercenárias criminalizará o recrutamento de mercenários no país, protegerá a imagem das Forças Armadas da Colômbia e promoverá a cooperação internacional na investigação e punição de casos de mercenarismo, acrescentou o ministério. "A lei contra o recrutamento de mercenários está prestes a se tornar realidade", completou a nota.
Em agosto, o deputado colombiano Alirio Uribe Muñoz revelou à Sputnik que diversos atores internacionais — incluindo a Ucrânia, empresas privadas de segurança e setores da oposição — tentam barrar a aprovação da lei no Congresso local.
Segundo Muñoz, ainda há forte influência corporativa em segmentos do Congresso colombiano, especialmente por parte de empresas de segurança privada, além de interesses de governos como Estados Unidos, Israel e Ucrânia. "Há uma força de trabalho para atividades mercenárias [na Colômbia]. Não apoiamos isso e não o queremos", ressaltou.
O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, durante fórum sobre democracia e multilateralismo no Palácio de La Moneda, em Santiago. Chile, 21 de julho de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 20.10.2025
Panorama internacional
Petro afirma que tratado de livre comércio com EUA está 'suspenso de fato'
Já o presidente colombiano Gustavo Petro afirmou no início do mês que as forças ucranianas tratam mercenários colombianos como "raça inferior" e "bucha de canhão". "Peço aos mercenários colombianos que retornem imediatamente ao país", disse.
No início deste ano, Petro chamou as atividades mercenárias de "roubo ao país", depois que o embaixador russo em Bogotá, Nikolai Tavdumadze, afirmou em entrevista à Sputnik que o número de colombianos que vão para a Ucrânia como mercenários continua alto. Diante disso, Petro afirmou ter solicitado ao parlamento do país que considerasse urgentemente um projeto de lei que proibisse atividades mercenárias.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала