- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

EUA lançam primeiro ataque no Pacífico contra suposta embarcação do narcotráfico

© AP Photo / Marinha dos EUAO navio de assalto anfíbio USS Bataan (em primeiro plano) e o navio de desembarque USS Carter Hall viajam pelo mar Vermelho, em 8 de agosto de 2023 (imagem referencial)
O navio de assalto anfíbio USS Bataan (em primeiro plano) e o navio de desembarque USS Carter Hall viajam pelo mar Vermelho, em 8 de agosto de 2023 (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 22.10.2025
Nos siga no
Os Estados Unidos realizaram um ataque, ontem (21), contra um suposto navio de narcotráfico no Pacífico Leste, informou nesta quarta-feira (22) o secretário de Guerra, Pete Hegseth.
"Ontem [21], por ordem do presidente [Donald] Trump, o Departamento de Guerra executou um ataque cinético letal contra um navio operado por uma organização designada como terrorista que estava traficando drogas no Pacífico Leste", disse o funcionário no X.
Foi o oitavo ataque confirmado e o primeiro no lado do Pacífico da América do Sul. A ação faz parte de uma campanha mais ampla do Pentágono, que já deixou 34 mortos desde setembro, sob a justificativa de combate ao narcotráfico e ao terrorismo.
Após 37 anos, almirante Alvin Holsey anuncia saída das Forças Armadas dos Estados Unidos - Sputnik Brasil, 1920, 17.10.2025
Panorama internacional
Militar dos EUA responsável pela América Latina renuncia ao cargo em meio a ações no Caribe
Na última quinta-feira (16), Hegseth anunciou que o almirante que lidera as forças militares dos EUA na América Latina, Alvin Holsey, deixará o cargo no final do ano, dois anos antes do previsto, em meio à escalada das tensões com a Venezuela.
O motivo, segundo a mídia estadunidense, seriam as operações no Caribe. O principal democrata no Comitê de Serviços Armados do Senado, Jack Reed, considerou a renúncia inesperada de Holsey preocupante, dados os crescentes temores de um confronto dos Estados Unidos com a Venezuela.
As mortes causadas por ataques militares dos EUA contra supostos barcos de drogas na costa da Venezuela vêm gerando reações dos países da região e críticas por parte de legisladores democratas, que questionam se as ações cumprem as leis de guerra. O governo Trump argumenta que está em guerra com grupos narcoterroristas da Venezuela, o que torna os ataques legítimos.
Na última quarta-feira (15), Trump revelou que havia autorizado a CIA a conduzir operações secretas dentro da Venezuela, aumentando as especulações em Caracas de que os Estados Unidos estariam tentando derrubar o presidente Nicolás Maduro.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала