- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Chanceler da Hungria chega aos EUA para conversas com Rubio

© Foto / DivulgaçãoChanceler da Hungria, Peter Szijjarto, e seu homólogo norte-americano, Marco Rubio, se encontram em Washington, D.C. EUA, 22 de outubro de 2025
Chanceler da Hungria, Peter Szijjarto, e seu homólogo norte-americano, Marco Rubio, se encontram em Washington, D.C. EUA, 22 de outubro de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 22.10.2025
Nos siga no
O ministro das Relações Exteriores da Hungria, Peter Szijjarto, chegou nesta quarta-feira (22) ao Departamento de Estado dos EUA para uma reunião com o titular da pasta, Marco Rubio.
Mais cedo, Szijjarto havia adiantado que se encontraria com Rubio para discutir os preparativos para uma cúpula Rússia-EUA em Budapeste.
Sobre o tema, o chanceler húngaro afirmou, após o encontro, que Rubio o garantiu que os Estados Unidos têm interesse em fazer uma reunião de alto nível com a Rússia e que Budapeste é o único local para isso.
"Meu colega deixou claro que gostaria de organizar essa cúpula de uma forma que produza resultados reais, resultados encorajadores para todos, e que traga uma paz duradoura e sustentável para a Europa Central", disse Szijjarto à emissora de televisão M1.

O ministro esclareceu que "a questão é quando será possível realizar o trabalho preparatório suficiente para que a cúpula seja realizada com sucesso". "Se conseguirmos preparar […], não há dúvida de que ela acontecerá em Budapeste. Nem sequer havia dúvidas", observou.

Trump afirma que planeja conversar com Putin nos próximos dias - Sputnik Brasil, 1920, 21.10.2025
Panorama internacional
Analista turco: encontro entre Putin e Trump na Hungria será um 'golpe na Europa'
Durante sua fala anterior, Szijjarto também disse que rumores e informações falsas sobre o cancelamento do encontro entre o presidente russo, Vladimir Putin, e seu homólogo norte-americano, Donald Trump, estão sendo espalhados por políticos pró-guerra, por meio da mídia, para atrapalhar a cúpula.
Em sua avaliação, o Ocidente tem dificuldade para digerir que o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, seja o único político europeu a conseguir manter relações civilizadas com os líderes das duas potências mundiais:

"O mainstream liberal internacional tem dificuldade em aceitar que o primeiro-ministro húngaro é o único político europeu que conseguiu manter uma cooperação normal, culta e civilizada, baseada no respeito mútuo, com os líderes das grandes potências mundiais tanto do Oriente quanto do Ocidente. Atualmente não há outro líder europeu como ele."

A proximidade de Orbán com o Kremlin é alvo de críticas no bloco europeu, sobretudo por sua amizade de 14 anos com Putin e pelas disputas com Bruxelas sobre políticas migratórias.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала