- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Turquia chama Israel de 'ameaça à paz regional' após novos ataques a Gaza

© AP Photo / Leo CorreaFumaça é vista após ataque militar israelense na Faixa de Gaza em meados de setembro de 2025
Fumaça é vista após ataque militar israelense na Faixa de Gaza em meados de setembro de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 29.10.2025
Nos siga no
Israel se tornou uma ameaça para a paz e a estabilidade do Oriente Médio, afirmou a administração do presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan.
Em comunicado publicado na rede X, o chefe da Direção de Comunicações da Presidência da Turquia, Burhanettin Duran, expressou sua indignação após os recentes bombardeios realizados contra a Faixa de Gaza.

"A decisão do Parlamento israelense de anexar a Cisjordânia ocupada e o ataque imediato contra Gaza mostram que a liderança israelense não busca a paz, mas pretende continuar com a ocupação e o genocídio. Este último ataque demonstrou, mais uma vez, que Israel representa uma ameaça à paz e à estabilidade regional", afirmou Duran.

Segundo ele, a comunidade internacional deve "demonstrar determinação para condenar a política de genocídio conduzida por Israel".
Primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu  - Sputnik Brasil, 1920, 26.10.2025
Panorama internacional
Israel ataca alvo em Gaza durante cessar-fogo e permite entrada de autoridades egípcias, diz mídia
O Ministério das Relações Exteriores da Turquia já havia classificado os ataques israelenses como violação do cessar-fogo, instando Tel Aviv a cumprir os compromissos assumidos no acordo firmado com o movimento palestino Hamas.
A tensão aumentou após o gabinete do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu acusar o Hamas de descumprir o cessar-fogo. Segundo o governo israelense, o grupo teria devolvido os restos mortais de um refém entregue há dois anos, em vez dos corpos de reféns ainda mantidos em Gaza.
De acordo com a rádio militar israelense Galei Tzahal, milicianos palestinos teriam atacado soldados israelenses em Gaza, o que levou o Exército de Israel a responder com fogo. O canal palestino Al-Aqsa, por sua vez, informou que dois civis morreram após um bombardeio aéreo israelense contra uma residência no enclave.
Um soldado israelense acena para fotógrafos durante uma incursão do Exército em Tubas, na Cisjordânia, 11 de setembro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 23.10.2025
Panorama internacional
Israel ignora o direito internacional ao avançar sobre a Cisjordânia
O cessar-fogo entre Israel e o Hamas entrou em vigor em 10 de outubro. No âmbito do acordo, o Hamas libertou 20 reféns mantidos em Gaza desde 2023, enquanto Israel liberou 1.968 prisioneiros palestinos, incluindo 250 condenados a longas penas ou prisão perpétua.
Enquanto isso, o plano de paz dos Estados Unidos, elaborado pelo presidente Donald Trump e composto por 20 pontos, exclui qualquer participação direta ou indireta do Hamas no governo futuro de Gaza. Netanyahu tem reiterado que Israel continuará determinado a alcançar a eliminação total do Hamas, tanto militar quanto politicamente.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала