DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Descoberta arqueológica na Alemanha revela poço romano e itens inéditos do cotidiano legionário (FOTO)

© Foto / A. Slonek/NovetusPessoas trabalham na escavação de uma vala comum romana do final do século I d.C., no distrito de Simmering, em Viena, Áustria, 7 de novembro de 2024
Pessoas trabalham na escavação de uma vala comum romana do final do século I d.C., no distrito de Simmering, em Viena, Áustria, 7 de novembro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 08.11.2025
Nos siga no
Arqueólogos descobriram artefatos romanos, incluindo uma ânfora de vinho, uma colher de bronze, fragmentos de Terra Sigillata e uma cisterna de resfriamento romana de 2.000 anos na Alemanha, escreve o portal Arkeonews.
O portal elabora que durante a escavação foram encontradas estruturas na antiga base militar romana de Aliso, possivelmente um quartel de soldados ou uma casa estilo átrio, que incluem um poço que pode ter funcionado como um tipo de refrigerador antigo para armazenar alimentos e bebidas.

"A escavação revelou não apenas restos estruturais, mas também objetos do cotidiano que esclarecem as rotinas domésticas dentro do acampamento. A colher de bronze e fragmentos de ânforas de vinho indicam o consumo de produtos importados — especialmente vinhos mediterrâneos — que eram transportados em grandes ânforas para as províncias fronteiriças do Império Romano", ressalta a publicação.

Segundo a matéria, a descoberta da Terra Sigillata, uma louça fina de esmaltação vermelha conhecida como "terra estampada" devido às marcas dos oleiros, evidencia a sofisticada cultura de refeições dos romanos.
Escavações arqueológicas na cidade de Van, Turquia - Sputnik Brasil, 1920, 07.11.2025
Ciência e sociedade
Arqueólogos descobrem complexo subterrâneo com murais urartianos intactos na Turquia (FOTOS)
Os cientistas também encontraram peças de jogos e moedas romanas, revelando o lazer e a vida econômica dos legionários acampados.
Um aspecto fascinante é a identificação de um possível poço de resfriamento romano, usado para conservar alimentos perecíveis como queijo, carne, vinho e frutas.
O sítio em Haltern, o lugar onde foram feitas essas descobertas, pode ter sido usado para esse fim, adaptado às condições locais com isolamento de palha ou areia.
Além disso, as trincheiras largas encontradas podem estar ligadas à "demolição quente" feita pelos romanos ao abandonarem o acampamento.
Assim, finaliza a publicação, a localidade permanece central para entender a ocupação romana no norte da Europa, e a descoberta destaca a engenhosidade e adaptação dos soldados romanos na fronteira do Império.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала