- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Rússia e China assumem papel de garantir estabilidade global no lugar dos EUA, diz analista

© Sputnik / Sergei BobylevO presidente russo, Vladimir Putin, chegou à China em visita oficial
O presidente russo, Vladimir Putin, chegou à China em visita oficial - Sputnik Brasil, 1920, 10.11.2025
Nos siga no
Os Estados Unidos perderam a capacidade de criar estabilidade no mundo e hoje apenas contribuem para a desestabilização global, afirmou um especialista à Sputnik.
Ao mesmo tempo, iniciativas positivas partem de países como a Rússia e a China, opinou o diretor do Instituto de Países da Ásia e da África da Universidade Estatal de Moscou, Aleksei Maslov.

"O que [o presidente norte-americano Donald] Trump faz hoje reflete, em muitos aspectos uma expressão das tendências de certa classe média estadunidense, que pela primeira vez se preocupou com a política e de repente percebeu que os Estados Unidos não controlam tudo", disse Maslov.

De acordo com ele, Washington pode desestabilizar a situação, mas criar estabilidade já não pode. Essa estabilidade está sendo construída pela China, Rússia e outros países, que propõem novos modelos, afirmou.
Bandeira do Irã ondula em frente ao prédio da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), em Viena, na Áustria, em 17 de dezembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 02.11.2025
Panorama internacional
Irã defende parceria estratégica com China para redesenhar ordem global, diz mídia
Segundo o especialista, esse comportamento não é resultado apenas da política de Trump, mas da própria mentalidade das elites norte-americanas atuais.
Maslov acrescentou que a perda de controle global dos EUA se deve à transferência dos centros de produção – inclusive intelectual – para países asiáticos, como parte natural da evolução econômica mundial.

"Quanto mais pressionam a Rússia e a China, mais esses países fortalecem seu próprio centro de poder, que de algo secundário passa gradualmente a se tornar primário", concluiu.

Anteriormente, a revista estadunidense The American Conservative tinha afirmado que a preocupação no Ocidente com a influência crescente de uma ordem global alternativa apoiada pela Rússia e China continua aumentando, apontando que o BRICS está em processo de expansão e uma série de novas instituições de governança global continuam emergindo.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала