- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

'Questão interna': China apresenta protesto após declarações da premiê japonesa sobre Taiwan

© Sputnik / Anna Ratkoglo / Acessar o banco de imagensA bandeira nacional chinesa é vista em uma rua de um antigo bairro enquanto a cidade de Pequim se prepara para o 20º Congresso Nacional do Partido Comunista da China
A bandeira nacional chinesa é vista em uma rua de um antigo bairro enquanto a cidade de Pequim se prepara para o 20º Congresso Nacional do Partido Comunista da China - Sputnik Brasil, 1920, 10.11.2025
Nos siga no
Pequim expressou um protesto por causa das declarações do primeira-ministra japonesa Sanae Takaichi em relação a Taiwan, declarou em uma coletiva de imprensa nesta segunda-feira (10) Lin Jian, o representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da China.
Segundo apontou Lin Jian, a liderança do Japão tinha anteriormente "feito declarações errôneas sobre Taiwan ao sugerir a possibilidade de uma intervenção militar no estreito de Taiwan". De acordo com o diplomata, essas declarações constituem uma grave interferência nos assuntos internos da China e violam seriamente o princípio de Uma Só China.

"A China expressou forte insatisfação e forte protesto a este respeito. Ao lado japonês foi feita uma reclamação séria e expresso um forte protesto", disse o diplomata, respondendo a um pedido para comentar as declarações de Takaichi.

Pessoas passam por veículos aéreos não tripulados (VANTs) na Exposição Internacional da Indústria Aeroespacial e de Defesa de Taipé, Taiwan, 14 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 19.08.2025
Panorama internacional
Taiwan investe em 50 mil drones até 2027 para reforçar defesa, diz mídia
Lin Jian enfatizou que a resolução da questão de Taiwan e a realização da reunificação da pátria é exclusivamente uma questão interna da China, que não tolera qualquer intervenção externa.
Pequim considera Taiwan parte integrante da China e a adesão ao princípio de Uma Só China é pré-requisito para outros países que pretendam estabelecer ou manter relações diplomáticas com a China. O princípio de Uma Só China e o não reconhecimento da independência de Taiwan também são observados pelos Estados Unidos, apesar de manterem contatos estreitos com Taipé em vários domínios e fornecerem armas à ilha.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала