- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Venezuela agradece Irã por solidariedade frente à crescente presença militar dos EUA no Caribe

© AP Photo / Mary AltafferYván Gil, chanceler da Venezuela
Yván Gil, chanceler da Venezuela - Sputnik Brasil, 1920, 15.11.2025
Nos siga no
O governo da Venezuela agradeceu ao Irã pelo apoio ao país após os alertas de Teerã sobre o aumento da presença militar dos Estados Unidos no Caribe. A mensagem foi transmitida neste sábado (15) pelo ministro das Relações Exteriores venezuelano, Yván Gil, em publicação nas redes sociais.
"Em nome do presidente Nicolás Maduro, expressamos nossa sincera gratidão à República Islâmica do Irã pelo seu alerta sobre o aumento do destacamento militar dos EUA no Caribe e pelas consequências que isso pode gerar para a nossa região", escreveu Gil.
O chanceler afirmou que a manifestação de apoio internacional "reforça o compromisso da Venezuela em defender a verdade, proteger seu legítimo direito à autodefesa e trabalhar pela paz".
Gil também destacou o apoio constante do Irã em relação ao país. "Reconhecemos a sua permanente solidariedade com o povo venezuelano e seu firme apelo ao respeito pela soberania da nossa nação", acrescentou.
Militares venezuelanos desfilam durante celebração nacional - Sputnik Brasil, 1920, 12.11.2025
Panorama internacional
Venezuela mobiliza defesa total contra a crescente ameaça dos EUA no Caribe
As declarações ocorrem após o Ministério das Relações Exteriores do Irã alertar para os riscos e "perigosas consequências" da intensificação das operações militares norte-americanas na região caribenha, movimento que Caracas tem descrito como uma ameaça direta à sua segurança.
Na última quinta-feira (13), o secretário de Guerra dos Estados Unidos, Pete Hegseth, anunciou o início da operação "Lança do Sul", supostamente voltada ao combate ao tráfico de drogas na região.
O anúncio oficializa a escalada de ações militares de Washington no mar do Caribe e no Pacífico. Ao menos 80 pessoas foram mortas em 17 bombardeios recentes feitos por militares norte-americanos.
A decisão foi tomada pelo presidente norte-americano, Donald Trump, que ordenou uma operação militar contra narcoterroristas na América Latina. Apesar da ordem, Trump disse na sexta (14) que "não pode dizer" o que irá fazer.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала