A marcha da chamada Geração Z teve manifestações semelhantes registradas em outras cidades e participantes de todas as idades, segundo a mídia local. Durante a manifestação, indivíduos encapuzados derrubaram parte do muro que protegia o Palácio Nacional, sede do governo, o que resultou em confrontos com a polícia.Os organizadores afirmaram que seu apelo era dirigido principalmente à Geração Z e que se inspiraram em movimentos recentes liderados por jovens em países como Peru e Nepal, enquanto o governo mexicano sugeriu que partidos de oposição tradicionais ajudaram a impulsionar os protestos.Foram registradas centenas de pessoas feridas, tanto agentes de segurança como manifestantes.O secretário de Segurança Pública da Cidade do México, Pablo Vázquez, afirmou em coletiva de imprensa que 100 policiais ficaram feridos, incluindo 40 que precisaram de atendimento hospitalar. Outros 20 civis também ficaram feridos, disse Vázquez ao veículo de imprensa local Milenio.Vázquez também afirmou que 20 pessoas foram presas e outras 20 "encaminhadas para responder a infrações administrativas".Os manifestantes entoaram palavras de ordem contra a presidente do México, Claudia Sheinbaum, e o partido governista Morena, e exigiram justiça pelo assassinato de Carlos Manzo, prefeito de Uruapan, Michoacán, em 1º de novembro.Geração ZA Geração Z refere-se às pessoas nascidas entre 1997 e 2012, na sequência da geração dos millennials, e grupos de protesto em outros países ao redor do mundo adotaram esse rótulo para pressionar por mudanças sociais e políticas.
Manifestantes e policiais entraram em confronto na Cidade do México, capital mexicana, nesta sábado (15).
A marcha da chamada Geração Z teve manifestações semelhantes registradas em outras cidades e participantes de todas as idades, segundo a mídia local.
Durante a manifestação, indivíduos encapuzados derrubaram parte do muro que protegia o Palácio Nacional, sede do governo, o que resultou em confrontos com a polícia.
Os organizadores afirmaram que seu apelo era dirigido principalmente à Geração Z e que se inspiraram em movimentos recentes liderados por jovens em países como Peru e Nepal, enquanto o governo mexicano sugeriu que partidos de oposição tradicionais ajudaram a impulsionar os protestos.
O secretário de Segurança Pública da Cidade do México, Pablo Vázquez, afirmou em coletiva de imprensa que 100 policiais ficaram feridos, incluindo 40 que precisaram de atendimento hospitalar. Outros 20 civis também ficaram feridos, disse Vázquez ao veículo de imprensa local Milenio.
Vázquez também afirmou que 20 pessoas foram presas e outras 20 "encaminhadas para responder a infrações administrativas".
Os manifestantes entoaram palavras de ordem contra a presidente do México, Claudia Sheinbaum, e o partido governista Morena, e exigiram justiça pelo assassinato de Carlos Manzo, prefeito de Uruapan, Michoacán, em 1º de novembro.
Geração Z
A Geração Z refere-se às pessoas nascidas entre 1997 e 2012, na sequência da geração dos millennials, e grupos de protesto em outros países ao redor do mundo adotaram esse rótulo para pressionar por mudanças sociais e políticas.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!
Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.
Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).
Acesso ao bate-papo bloqueado por violar as regras.
Você pode voltar a participar daqui a:∞.
Se você discorda do bloqueio, use o formulário de feedback
Discussão terminou. É possível participar da discussão durante 24 horas após publicação da matéria.