- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Equatorianos votam 'não' em referendo para autorizar bases militares estrangeiras e nova Constituinte

© Foto / X/ @Presidencia_EcLa secretaria de Seguridad de EEUU, Kristi Noem, junto al presidente ecuatoriano, Daniel Noboa, durante una visita a la base de Salinas en noviembre de 2025
La secretaria de Seguridad de EEUU, Kristi Noem, junto al presidente ecuatoriano, Daniel Noboa, durante una visita a la base de Salinas en noviembre de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 16.11.2025
Nos siga no
O "não" liderou com mais de 60% dos votos em um referendo realizado neste domingo (16) no Equador sobre a possibilidade do retorno de bases militares estrangeiras no país, segundo dados do Conselho Eleitoral.
Na mesma consulta, também perdeu a proposta de convocar uma assembleia constituinte. As derrotas representam um golpe para o presidente, Daniel Noboa, que apoiou ambas as medidas, afirmando que a cooperação estrangeira, incluindo bases militares é fundamental para o combate ao crime organizado.
Noboa também defende que a atual Constituição, elaborada no governo do ex-presidente Rafael Correa, precisa ser revisada para refletir a nova realidade do país.
No entanto, ele afirmou em mensagem nas redes sociais a vontade do povo será respeitada.
"Nosso compromisso não muda; fortalece-se. Continuaremos lutando sem descanso pelo país que vocês merecem, com as ferramentas que temos", declarou o mandatário.
O Equador não abriga nenhuma base militar dos Estados Unidos desde que o então presidente Rafael Correa decidiu não renovar o acordo que permitia a Washington operar uma Base de Operações Avançada (FOL) na Base Aérea de Manta, programa que funcionou de 1999 a 2009.
O embaixador dos EUA no Equador, Art Brown, esteve no arquipélago de Galápagos, em março de 2025, e salientou a importância de fazer acordos de cooperação em segurança — alguns meses após o Conselho de Governo das Galápagos ter aprovado, pela primeira vez, a entrada de navios de guerra norte-americanos nas ilhas, sob a justificativa de combate ao narcotráfico.
Políticos opositores ao governo do presidente pediram às autoridades que os resultados da jornada eleitoral sejam respeitados.

"A primeira coisa que esperamos é que haja um respeito irrestrito pela vontade popular. No Equador, estávamos acostumados [...] a ter total transparência. Lamentavelmente, as últimas eleições nos deixaram um legado de desconfiança, no qual devemos estar atentos para ver o que acontece com os resultados", disse em entrevista à Sputnik Héctor Rodríguez, deputado da Revolução Cidadã por Pichincha.

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, e o presidente do Equador, Daniel Noboa (à direita), apertam as mãos no palácio presidencial em Quito, Equador,  4 de setembro de 2025.
 - Sputnik Brasil, 1920, 16.11.2025
Panorama internacional
A proposta de instalar bases estrangeiras no Equador 'foi feita sob medida' para Washington
O legislador indicou que, apesar de tudo, confia que a vontade da população será ouvida pelo governo local.
"Que [os resultados] sejam absolutamente transparentes com o que as medições indicaram", precisou.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала