- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Parceria com a Rússia faz produção de eletricidade de Burkina Faso disparar até 2030

© POOLO presidente da Rússia, Vladimir Putin (à esq.), recebe o presidente de Burkina Faso, Ibrahim Traoré (à dir.), durante visita oficial
O presidente da Rússia, Vladimir Putin (à esq.), recebe o presidente de Burkina Faso, Ibrahim Traoré (à dir.), durante visita oficial - Sputnik Brasil, 1920, 16.11.2025
Nos siga no
O ministro de Relações Exteriores de Burkina Faso, Karamoko Jean Marie Traoré, comentou sobre o acordo assinado pelo país com a Rússia para cooperação em energia nuclear pacífica. A expectativa é que o tratado faça o país disparar na produção de eletricidade.
"Esta parceria com a Rússia abre caminho para aumentar a produção de energia em centenas de megawatts até 2030, o que permitirá duplicar a capacidade elétrica nacional."
De acordo com a minuta do acordo, assinado durante o Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, em junho deste ano, a cooperação entre os dois países também incluirá:
assistência na construção de usinas nucleares;
construção de reatores nucleares para pesquisa;
fornecimento de serviços do ciclo do combustível nuclear para a usina nuclear.
Logotipo da empresa estatal de energia nuclear russa Rosatom no fórum internacional Semana de Energia Russia, em Moscou, Rússia, foto publicada em 6 de outubro de 2017 - Sputnik Brasil, 1920, 23.10.2025
Notícias do Brasil
Rosatom considera projetos conjuntos com o Brasil em recursos minerais estratégicos
Burkina Faso está negociando com a Rosatom a construção de uma pequena usina nuclear até 2030, afirmou o embaixador do país na Rússia em outubro.
Há um mês, o presidente Vladimir Putin ressaltou que a estatal Rosatom é responsável por cerca de 90% das obras de usinas nucleares em andamento no mundo. O líder acrescentou que já foram construídos 110 blocos de energia nuclear com design russo em diversos países.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала