- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Trump deveria aceitar proposta de Putin sobre o tratado nuclear, alerta mídia

© Пресс-служба Минобороны РФ / Acessar o banco de imagensCerimônia de lançamento do submarino nuclear Khabarovsk no estaleiro Sevmash, em Severodvinsk, em novembro de 2025
Cerimônia de lançamento do submarino nuclear Khabarovsk no estaleiro Sevmash, em Severodvinsk, em novembro de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 18.11.2025
Nos siga no
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deveria aceitar a proposta do líder russo Vladimir Putin, escreveu a revista The American Conservative.
Segundo a publicação, isso serviria para que ambos os países continuassem, por mais um ano, a cumprir as limitações previstas no Tratado de Redução de Armas Estratégicas (Tratado Novo START), a fim de evitar uma nova corrida armamentista.

"Sem o Tratado Novo START, ou um acordo sucessor, os Estados Unidos e a Rússia podem embarcar em uma corrida armamentista que canalizará centenas de bilhões de dólares para armas de suicídio coletivo. A China provavelmente se juntaria a ela para não ficar para trás", escreveu a revista.

O artigo afirma que, caso o tratado não seja renovado, no melhor cenário, os arsenais ampliados "ficariam inativos durante décadas, aguardando que alguma facção de políticos e burocratas argumentasse que a tecnologia está obsoleta e requisesse 'modernização', desviando cada vez mais recursos governamentais para a ilusão de uma segurança nuclear".
Donald Trump, ex-presidente dos EUA (2017-2021), candidato republicano à presidência, durante debate presidencial com o presidente Joe Biden, em Atlanta, Geórgia, EUA, 27 de junho de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 13.11.2025
Panorama internacional
Intenções dos EUA sobre armas nucleares podem provocar 'efeito cascata' no mundo, dizem analistas
No pior cenário, adverte o veículo, uma crise geopolítica poderia levar ao uso de armas nucleares, "resultando em destruição mútua".
A The American Conservative conclui que o fim deliberado da vigência do Tratado Novo START marcaria um declínio alarmante nas relações entre os Estados Unidos e a Rússia.
A discussão ocorre após Putin declarar que a Rússia está disposta a continuar respeitando, por mais um ano após 5 de fevereiro de 2026, as limitações do tratado, desde que haja reciprocidade por parte dos EUA. Segundo diversos meios de comunicação, Trump classificou a proposta do líder russo como uma boa ideia.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала