- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Lula indica Jorge Messias para ministro do STF

© Foto / Rafa Neddermeyer / Agência BrasilO presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (à esq.), em conversa com o advogado-geral da União, Jorge Messias (à dir.), em junho de 2024
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (à esq.), em conversa com o advogado-geral da União, Jorge Messias (à dir.), em junho de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 20.11.2025
Nos siga no
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, oficializou a indicação, nesta quinta-feira (20) o advogado-geral da União, Jorge Messias, para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).
Messias chega ao STF para ocupar o assento deixado por Luís Roberto Barroso, que anunciou a saída da Corte em outubro, poucas semanas depois do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete réus, considerados o núcleo central da trama golpista.
O próximo passo para a oficialização de Messias no STF é a sabatina da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e, posteriormente, a aprovação feita no plenário da Casa, onde precisará de 41 votos para ser confirmado.
STF condena nove réus do Núcleo 3 da tentativa de golpe de Estado, 18 de novembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 18.11.2025
Notícias do Brasil
Por unanimidade, STF condena 9 dos 10 réus do núcleo 3 da trama golpista
Se for aprovado, esta será a 11ª indicação de Lula ao STF ao longo dos três mandatos. Estão ativos na Corte ainda: Cármen Lúcia, Cristiano Zanin, Flávio Dino, os três na Primeira Turma, e Dias Toffoli, na Segunda. Com 45 anos de idade, ele deve integrar a corte até 2055, quando atinge a idade de aposentadoria compulsória de 75 anos.
Messias é visto com confiança por Lula graças à sua atuação em governos anteriores. Em 2011 foi consultor consultor jurídico dos Ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia e, em 2015, assumiu o cargo de subchefe para assuntos jurídicos da Casa Civil em 2015, durante o governo de Dilma Rousseff.
Advogado-geral da União desde o início do terceiro mandato de Lula, Messias sempre foi cotado como favorito para o assento de Barroso, que deixou o Supremo em outubro deste ano. Apesar do ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG) ser o nome preferido do Congresso e de parte do STF, o petista se manteve firme na decisão.
Lula pretendia lançar Pacheco para o governo de Minas Gerais, mas o senador recusou a ideia recentemente, preferindo finalizar sua vida política após o fim de seu mandato.
Jorge Messias, no entanto, não integrará a Segunda Turma, onde atuava Barroso. No final de outubro, ministro Luiz Fux pediu ao presidente do STF, Edson Fachin, para ser transferido da Primeira para a Segunda. Dessa forma, se aprovado Messias atuará ao lado de Alexandre de Moraes, Zanin, Dino e Lúcia.
É na Segunda, entretanto, que Messias tem seu maior aliado entre os magistrados, o indicado de Bolsonaro, André Mendonça. Ambos são evangélicos — Messias é Batista e Mendonça presbiteriano. O ministro tem atuado nos bastidores para garantir a sabatina de seu colega.
O fator religioso não foi despercebido por Lula, que vê na indicação de Messias um aceno à base evangélica, com quem tem poca aceitação.
"Com fé e humildade confiadas às senadoras e aos senadores da República, buscarei demonstrar o atendimento aos requisitos constitucionais necessários ao exercício desta elevada missão de Estado". disse Messias em resposta à notícia de sua indicação.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала