- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Decisão sobre extradição de Zambelli é adiada mais uma vez

© Lula Marques / EBC / Acessar o banco de imagensA deputada federal Carla Zambelli
A deputada federal Carla Zambelli - Sputnik Brasil, 1920, 04.12.2025
Nos siga no
A Justiça italiana adiou para 18 de dezembro a audiência que vai decidir ou não pela extradição da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) para o Brasil. A parlamentar está presa na Itália desde julho.
Esta é a segunda vez que o trâmite é adiado, agora pela Corte de Apelações de Roma, por conta da obtenção de novos documentos em favor da não extradição da deputada. Uma greve local de advogados foi o motivo do primeiro adiamento, que postergou o julgamento marcado para 27 de novembro.
Conforme publicado pelo Poder360, o advogado de Zambelli, Fábio Pagnozzi, pediu que a Justiça italiana adicione ao processo dois documentos: o parecer contrário à cassação da parlamentar, protocolado pelo deputado federal Diego Garcia (Republicanos-PL), e um pedido de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.
Zambelli foi condenada pelo STF a 10 anos de prisão por invadir os sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e fugiu para a Itália após a decisão. A parlamentar também recebeu, mais recentemente, uma pena de 5 anos e 3 meses de prisão por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal por perseguir um jornalista pelas ruas de São Paulo, em 2022.
Deputados federais no plenário da Câmara durante discussão de propostas em novembro de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 02.12.2025
Panorama internacional
Câmara gastou R$ 419 mil com Ramagem, Eduardo Bolsonaro e Zambelli em 1 mês, afirma mídia
Após a primeira condenação da deputada, o STF e o Itamaraty fizeram o pedido de extradição à Itália com base no tratado bilateral de 1989. O Ministério Público da Itália, por sua vez, deu parecer favorável à solicitação.
Agora, a Corte de Apelações de Roma julgará o pedido, e não precisa seguir o entendimento do MP italiano. O tribunal deve avaliar as garantias de direitos da ré, o tipo de crime e outros requisitos do tratado. Por fim, o Ministério da Justiça da Itália deve autorizar ou negar o pedido brasileiro de extradição.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала